Comparativo: Moto G5 vs. Moto G5 Plus

7 min de leitura
Imagem de: Comparativo: Moto G5 vs. Moto G5 Plus

No começo deste ano, a Lenovo resolveu aquecer ainda mais a disputa entre os intermediários. A marca que tem dois campeões de venda no segmento renovou seus produtos para deixar a disputa com as concorrentes ainda mais acirrada.

Os novos Moto G5 e Moto G5 Plus chegaram com grandes promessas e inundaram a internet com diversas propagandas. Nós já testamos os dois modelos e gostamos dos resultados apresentados. Ambos são bons e nos deixaram surpresos pelas propostas equilibradas.

Todavia, com tantas especificações e pequenas diferenças entre eles, é difícil escolher qual é o mais adequado para suas tarefas, não é mesmo? Olhando por fora, até parece que só a tela muda de tamanho, mas na verdade há muitas diferenças no hardware e em outros quesitos.

Pensando nisso, nós resolvemos comparar os dois modelos para você entender qual oferece mais benefícios e como eles se saem no dia a dia. Se você está interessando em comprar um novo intermediário e tá na dúvida de qual pegar, nosso vídeo abaixo pode ser de grande utilidade. Dá o play!

Quase iguais por fora...

Bom, em questão de design, o Moto G5 e o Moto G5 Plus são quase idênticos. Isso já era de se esperar, considerando que eles são da mesma linha, mas ficamos surpresos como a Lenovo conseguiu manter tantas características parecidas no visual dos produtos.

Basicamente, as grandes diferenças estão na parte das dimensões e do peso.  Por conta do tamanho do display e do hardware interno, os projetos são levemente diferentes. O Moto G5 Plus é um pouco maior, cerca de meio centímetro mais alto e só 1 milímetro mais largo do que o Moto G5.

A espessura é quase a mesma, mas o Moto G5 Plus parece mais grosso, por conta da câmera que fica saltada. O Moto G5 ainda leva vantagem por ser mais leve, cerca de 10 gramas, que já fazem uma boa diferença. Ele também sai na frente por ter tampa removível, o que facilita a remoção da bateria e instalação dos chips.

Telas Full HD com alta densidade de pixels

Conforme já comentamos, na questão de tela, o Moto G5 Plus ganha pelo tamanho. Ele tem 5,2 polegadas, enquanto o Moto G5 tem só 5 polegadas. Na prática, isso não quer dizer muita coisa, sendo que o consumidor pode optar pela que mais agrada.

Os dois têm resolução Full HD, só que a tela de 5 polegadas do Moto G5 apresenta densidade maior — já que ele apresenta o mesmo conteúdo em um espaço menor. São 441 pixels por polegada, o que garante uma nitidez maior. O Moto G5 Plus não faz feio nesse sentido, sendo que ambos vão entregar qualidade absurda de imagem.

A tecnologia dos displays é idêntica, então o colorido é idêntico, com níveis de brilho e contraste muito similares. Todavia, ainda pensando em tela, o Moto G5 Plus leva uma vantagem pela proteção Gorilla Glass 3, que não existe no Moto G5. Então, se você optar pelo celular menor, vale colocar uma película para proteger o display.

Câmeras ótimas, mas o Plus tem vantagens

Quando o assunto é fotos, o Moto G5 ganha pela resolução de 13 megapixels — porém é importante não tirar conclusões precipitadas, pois a resolução do sensor não define a qualidade geral da câmera. O Moto G5 Plus não é ruim nesse sentido, já que tem sensor de 12 megapixels, então não espere uma grande vantagem no modelo mais básico.

É bom ressaltar que, em nossos testes, o Moto G5 Plus apresentou resultados melhores, principalmente pelo colorido mais expressivo e a iluminação superior. Com a abertura de f/1.7, a câmera do Moto G5 Plus permite a passagem de mais luz, o que resulta em imagens mais claras e evita a saturação excessiva em alguns casos.

O foco do Moto G5 Plus também é um pouco mais rápido e o flash dual tone é uma outra vantagem que vale a pena. Devemos notar ainda que as imagens noturnas ou em cenários escuros ficam mais agradáveis com a câmera do Moto G5 Plus. Os dois fazem ótimas imagens, mas o G5 Plus é claramente o campeão nessa parte.

A câmera frontal dos dois modelos tem a mesma resolução e mesma abertura, então pode esperar resultados idênticos. Moral da história: ambos são ótimos para selfies.

Configurações de hardware equilibradas

O Moto G5 Plus é bem parecido com seu irmão menor em quase tudo, só que ele tem um hardware bem mais preparado. Ele vem com o chipset Snapdragon 625, que tem processador de oito núcleos preparado para rodar na frequência de 2 GHz.

O Moto G5 conta com o chipset Snapdragon 430, que também usa uma CPU de oito núcleos, mas esta vem configurada para rodar na frequência de 1,4 GHz. Olhando apenas os números, fica fácil presumir que o Moto G5 é pior para rodar os apps, mas a verdade é que a história não é tão simples assim.

É claro que o hardware mais poderoso do G5 Plus garante melhores resultados em jogos e softwares mais pesados, mas o hardware mais simples do G5 não faz ele ser mais lento ou pior que o G5 Plus para rodar o sistema ou programas comuns.

A verdade é que os dois rodam o Android com tranquilidade. Mesmo com processador um tanto limitado, o Moto G5 ainda dá conta de rodar vários apps, abrir tudo com rapidez e entregar uma ótima experiência nas diferentes interfaces.

Bom, na parte de memória, os dois modelos empatam em números. O Moto G5 e o G5 Plus contam com 2 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento.

Na hora de executar os jogos, o Moto G5 Plus tem uma pequena vantagem, já que usa o Adreno 506, que é um bocadinho melhor que o Adreno 505. Não se trata de uma diferença monstruosa e a gente viu resultados bem parecidos nos dois, mas o modelo Plus tem mais potência.

Som, rádio e TV

Pra quem gosta de música, os dois celulares devem satisfazer legal, já que usam alto-falantes similares. Não espere nada grandioso, pois eles usam sistema mono, mas a qualidade é boa no geral.

Ah, os dois aparelhos ainda trazem rádio FM, só que o G5 Plus sai na frente com TV Digital. Não é lá aquelas coisas, mas é um diferencial.

A experiência do Android puro

Em questão de software, os dois modelos são idênticos. Eles rodam o Android puro na versão 7.0 (também conhecida como Nougat) e trazem as funções mais recentes do sistema — incluindo a opção de dividir a tela em duas para a execução de apps em paralelo).

Uma coisa interessante é que esses dois celulares usam um novo sensor de digitais, com suporte para gestos de comandos. Nesse ponto, o Moto G5 e o G5 Plus vão entregar a mesma experiência.

Baterias de longa duração

Duração de bateria é uma coisa que varia muito conforme os apps que você usa. Pelos números, o Moto G5 Plus pode dar a impressão de que tem autonomia melhor, já que ele tem bateria de 3.000 mAh, enquanto o Moto G5 tem bateria com capacidade de 2.800 mAh.

Olhando para os números, é fácil dizer que o Moto G5 Plus tem bateria melhor, mas a história é um tanto diferente no dia a dia. Como o G5 Plus tem tela um pouquinho maior, ele consome mais energia, o que significa menor duração da bateria.

Pelos nossos testes, as baterias duram quase a mesma coisa. Dá para rodar aí umas 8 horas de vídeo em qualquer um deles. Se você usa o celular mais pra checar e-mails e atividades simples,ambos vão durar quase dois dias longe da tomada.

Preço exagerado no modelo maior

Para finalizar nosso comparativo, precisamos falar sobre um dos quesitos mais importantes: o preço. O Moto G5 Plus custa oficialmente 1.499 reais e já tem ofertas por quase 1,3 mil reais, quando o consumidor opta pelo pagamento em boleto. O Moto G5 tem preço oficial de 999 reais, mas há promoções por cerca de 800 reais, também para pagamento à vista.

No geral, o Moto G5 Plus é melhor em vários quesitos, com destaques para o hardware superior (mas que não significa tantas melhorias no dia a dia), a proteção da tela Gorilla Glass (que pode evitar danos em casos de acidentes) e a câmera que, mesmo com sensor de menor resolução, faz imagens melhores.

Acontece que essas vantagens e outros truques — como NFC e TV Digital — talvez não compensem os 500 reais adicionais no preço. Assim, se você quer um celular intermediário com ótima relação custo-benefício, nossa sugestão é o Moto G5 facilmente.

E pensando na faixa dos 1,5 mil reais, talvez o G5 Plus também não seja a melhor opção. Nessa categoria, ainda temos concorrentes como o Galaxy J7 Prime, o Moto Z Play e o Zenfone 3, que podem ser melhores em alguns aspectos, mas isso é assunto para outros comparativos. Então, fique ligado aqui no TecMundo para mais dicas de smartphones intermediários.

Promoções

Moto G5 Plus

Moto G5

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.