Comparativo Galaxy A5 (2017) x Moto Z Play: qual é o melhor? [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Comparativo Galaxy A5 (2017) x Moto Z Play: qual é o melhor? [vídeo]

Agora que a Samsung renovou a sua linha de smartphones intermediários premiu, a gente resolveu comparar o novíssimo Galaxy A5 (2017) com o Moto Z Play, o concorrente mais próximo que temos hoje no mercado Brasileiro. Se você estava em dúvida entre esses dois smartphones, vale a pena conferir a nossa comparação e, quem sabe, descer do muro e escolher um dos dois.

É interessante notar que o segmento dos intermediários premium surgiu há pouco tempo, logo quando os tops de linha começaram a ficar muito caros. Isso gerou um espaço entre os melhores smartphones de cada marca e os seus intermediários comuns. Os premium chegaram para preencher esse buraco, trazendo algumas características dos top de linha para o mundo dos aparelhos mais básicos e mais baratos.

Design deixa isso mais claro

O que pode ajudar você a entender melhor isso é a questão do design. Intermediários premium possuem design e qualidade de construção muito similar aos dos top de linha ao passo que contam com um hardware interno mais próximo dos intermediários. Esse é o caso do Galaxy A5 (2017) e também do Moto Z Play. Ambos são smartphones bonitos e se parecem muito com os aparelhos carro-chefe de suas fabricantes, o Galaxy S7 e o Moto Z, respectivamente.

Contudo, o dispositivo da Samsung leva vantagem aqui. Ele não apenas é mais bonito, mas também tem uma qualidade de construção superior. O acabamento em vidro curvado nas tampas frontal e traseira ajuda a fazer o smartphone passar uma sensação mais confortável na mão, e o acabamento metálico é praticamente impecável.

Por outro lado, o Z Play parece ser mais resistente a quedas, apesar de não podermos testar isso para ter certeza. Mesmo assim, o Galaxy tem certificação IP68, que garante resistência à água e poeira. O celular da Lenovo fica apenas na resistência a respingos.

Mas a história é diferente em desempenho

Enquanto o celular da Samsung sai na frente em design, o da Lenovo ultrapassa a linha de chegada antes quando o assunto é desempenho. O Moto Z Play registrou números melhores em todos os benchmarks que fizemos e também tem uma interface muito mais ágil. Ele ainda consegue alternar entre apps mais rapidamente.

Isso é curioso, especialmente pelo fato que o Z Play ter sido lançado antes do A5. Portanto, ele tinha tecnologia mais antiga à disposição quando foi desenvolvido. Mesmo essa diferença numérica sendo notável, no dia a dia, você praticamente não percebe discrepâncias entre os dois smartphones ao lidar com tarefas cotidianas ou mesmo games intermediários.

Qual Android?

O Z Play leva vantagem outra vez na comparação por ter o Android mais atualizado. Ele recebeu há um tempo o Nougat 7.0, enquanto o smartphone recém-lançado da Samsung ainda está no 6.0 Marshmallow, uma versão do SO da Google que já está há quase dois anos no mercado.

É muito provável que a coreana atualize seu smartphone novo nos próximos meses, mas o fato de fazer o lançamento com um software tão defasado é realmente um ponto negativo. Em contrapartida, a interface que a coreana aplicou sobre o sistema melhorou muito em relação ao que vimos no ano passado. Ela está mais simples, mais bonita e mais ágil. Ainda não é o Android puro, mas já oferece uma experiência de uso muito agradável.

Muito tempo longe da tomada

Em nosso teste de bateria, o Galaxy A5 (2017) se saiu muito melhor que o Moto Z Play

Em nosso teste de bateria, o Galaxy A5 (2017) da Samsung se saiu muito melhor que o celular da Lenovo, o Moto Z Play. Nas mesmas condições de execução de vídeo com brilho da tela no máximo e WiFi ligado, conseguimos espremer 14 horas de autonomia no A5 contra 8 horas do Moto Z Play. É uma diferença bem alta, mas vale destacar que, no dia a dia, ambos conseguem fazer um dia e meio de uso moderado, com o modelo da Samsung passando para quase dois em algumas situações bem econômicas.

Por isso, se você quer um aparelho para não ficar grudado em tomadas por aí, o A5 é uma opção mais interessante. Ainda assim, ambos possuem carregamento rápido, o que é uma adição muito bem-vinda.

A melhor foto

As fotos do A5 ficam mais vívidas, mas a estabilização do Moto Z Play é melhor

A melhor foto é normalmente feita pelo smartphone da Samsung, mas o Moto Z Play não fica muito atrás. O A5 consegue representar melhor as cores e também captura mais detalhes em cada captura. No fim das contas, as fotos do A5 ficam mais vívidas. Entretanto, a estabilização do Moto Z Play é melhor, e a ocorrência de fotos borradas é bem menor. Borrões, na verdade, são um problema um tanto recorrente no modelo da Samsung.

Contudo, o app de câmera da coreana é muito superior. Você consegue fazer boas fotos no modo automático e tem a possibilidade de controlar um monte de recursos profissionais da câmera no modo Pro. Há também filtros, efeitos, HDR e tudo mais. É realmente muito interessante ficar mexendo em tudo o que a câmera do A5 oferece. No lado da Lenovo, a simplicidade é que manda, mas isso não significa que no aparelho da Samsung as coisas sejam compiladas.

Por exemplo, para abrir a câmera do A5 (2017), você aperta duas vezes o botão home. No Moto Z Play, sacode o celular com um movimento giratório do pulso.

A questão do preço

O quesito “preço” é um dos mais importantes nesse comparativo, e o Moto Z Pay leva esse ponto para casa. Mesmo tendo um desempenho melhor e uma tela maior, ele está mais barato. É possível comprar um desses por algo em torno de R$ 1,8 mil, quando o Galaxy A5 (2017) sai por R$ 2,1 mil. Contudo, esse é o preço de lançamento oficial da Samsung, que deve baixar em breve. Vale destacar que o Z Play era ainda mais caro em seu lançamento.

Quando os preços ficarem bem próximos, o A5 vai acabar se tornando a melhor escolha

Quando ambos estiverem na mesma faixa de preço, vai se destacar o aparelho que oferecer a melhor seleção de benefícios e, como o aparelho da coreana tem uma tela melhor, bateria de maior duração e câmera tão consistente quanto a do Moto Z, é possível que ele acabe fazendo mais sucesso, ainda mais se levarmos em conta o design.

Hoje, com o Moto Z Play saindo mais barato, a gente recomenda que você fique com ele em vez de investir no celular da Samsung. Mas quando os preços ficarem bem próximos, o A5 vai acabar se tornando a melhor escolha.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.