Firefox: 7 recursos da versão 13 que você precisa conhecer

2 min de leitura
Imagem de: Firefox: 7 recursos da versão 13 que você precisa conhecer

Sempre que uma nova versão de um navegador é lançada, muitas pessoas prestam atenção e testam os novos recursos que a atualização apresenta — até mesmo para saber se devem instalar outro browser no seu computador. Por isso, o Tecmundo vai apresentar para você sete novas características do Firefox 13 que prometem deixar o navegador mais prático, rápido e seguro.

1. Nova Página Inicial

(Fonte da imagem: Reprodução/Addictivetips)

A página inicial do Firefox foi redesenhada e apresenta, logo de início, novas funções. A barra de pesquisa do Google ainda está presente, mas abaixo dela estão os botões “Downloads”, “Marcadores”, “Histórico”, “Aplicativos”, “Sincronizador” e “Configurações”. Desse modo, vai ser possível personalizar e trabalhar com o seu navegador de maneira mais rápida.

2. As novas “Novas Abas”

Nesta versão, as novas abas mostram os sites mais visitados (ou os favoritados), proporcionando um acesso mais rápido e prático — como já é feito em outros navegadores, como o Chrome. Essa área é bem organizada e abriga até nove páginas, que podem ser organizadas como você quiser.

3. Alternativa de resetar o Firefox

(Fonte da imagem: Reprodução/Addictivetips)

Quando o navegador apresenta problemas que interferem no funcionamento do computador, é necessário reinstalá-lo. Contudo, esse processo apaga todos os sites salvos, assim como outras configurações personalizadas. Para que isso não aconteça, a versão 13 tem a opção de resetar o Firefox sem perder tudo o que está salvo. Acessar esse recurso é simples: vá à opção “Ajuda”, selecione a alternativa “Solução de Problemas” e clique em “Resetar Firefox”.

4. Rápido, seguro e não usa tanta memória

Em todas as versões anteriores do navegador da Raposa, haviam boatos de que ele seria mais rápido, seguro e usaria menos memória — mas dúvidas sempre estiveram presentes. No entanto, atualmente não há espaço para discussão. Ao clicar em um ícone, a nova página começa a carregar quase que imediatamente. Além disso, o aproveitamento da memória do computador é melhor (deixando-o mais rápido), assim como a segurança das suas informações.

5. De olho nos desenvolvedores

(Fonte da imagem: Reprodução/Sitepoint)

Como sempre, a Firefox deixou um espaço reservado para os desenvolvedores. Atualmente, há suporte para protocolos SPDY da Google, Inspetor de Página, Painel HTML, Inspetor de Estilo, entre outros recursos.

6. Abas antigas são restauradas mais rapidamente

Uma das reclamações das versões antigas era o fato de que as abas restauradas demoravam a carregar, atrapalhando o funcionamento normal do Firefox. Agora, o processo está mais rápido, já que as abas não são carregadas de uma vez só. É necessário abrir cada uma delas para que a restauração comece, fazendo que só sejam carregadas as informações que você for usar.

7. Rolagem Suave

O Firefox 13 tem um novo item de série: a rolagem suave. Com isso, você vai poder ler páginas de maneira mais suave e controlada. Caso você não goste desse recurso, ele pode ser desabilitado.

...

E aí, o que você achou dos novos recursos do Firefox 13?

Fontes: Addictivetips e Sitepoint

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.