Separe canais por gênero, criando assim suas coleções. (Fonte da imagem: Reprodução/Tech2in)

Se você possui um perfil no YouTube e sofre, por vezes, dificuldades na hora de encontrar e organizar conteúdo, saiba que agora é possível criar e gerenciar coleções formadas a partir dos seus canais favoritos.

Para tanto, apenas dois requisitos são necessários: é preciso possuir uma conta no YouTube e alguns canais deverão estar armazenados em seu perfil. Siga este rápido tutorial, crie suas próprias coleções e organize todo o conteúdo disponibilizado pelos seus canais preferidos.

Atualização (em 24/07/2015): o recurso para criação de coleções foi removido do YouTube.

Passo 1: quais canais cadastrar?

Para que você possa criar as suas categorias de coleções, é preciso que alguns canais já estejam assinados por você. Para tanto, selecione a opção “Procurar canais”, localizada no canto inferior direito da tela do Youtube – certifique-se de estar logado na rede de compartilhamento de vídeos para que todos os passos listados sejam devidamente seguidos. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Em “Procurar canais”, digite o nome do autor que você deseja incluir na sua biblioteca de mídias. Clique sobre a lupa ou pressione a tecla “Enter” para dar início à busca e aperte o botão “Inscrever-se” (ele será mostrado sobre os resultados encontrados durante a busca). Agora, com uma relação de canais já formada, é hora de criar as suas coleções.

Passo 2: criando coleções

Note que, abaixo da opção “Procurar canais” (utilizada na etapa anterior deste tutorial), o botão “Gerenciar inscrições” vai estar disposto. Clique sobre ele e, em seguida, atente para o canto superior direito da sua tela: um retângulo azulado com o texto “Criar nova coleção” vai ser mostrado; selecione-o, portanto. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Na tela seguinte, todos os canais assinados por você serão listados – e por isso é importante possuir vários autores cadastrados, conforme mencionado no “Passo 1” deste mesmo texto. Será preciso agora que você nomeie as suas coleções digitando nomes de categorias em “Nome de sua coleção”. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

É possível também filtrar os canais por meio da opção “Filtrar inscrições...”. Apenas digite, por exemplo, metade do nome do canal desejado para que logo o autor de vídeos seja exibido na tela. Selecione os canais que mais se adéquam ao seu gênero de vídeos criado e clique então em “Salvar”.

Passo 3: gerenciando suas coleções

Você pode criar quantas coleções quiser por meio do método descrito acima. Mas e o que fazer para gerenciá-las? Descubra como adicionar ou remover canais a uma ou outra categoria salva em seu perfil no YouTube. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Após selecionar a coleção que deverá ser editada (localizada na aba da direita da tela), perceba que no canto superior direito a opção “Gerenciar coleção” será exibida. Clique sobre ela e a organize da forma que mais lhe agradar; exclua canais, adicione mais publicadores de vídeos ou altere até mesmo o nome da sua coleção nesta opção. Dê um “Salvar” e pronto. Seus vídeos foram rapidamente categorizados.

Cupons de desconto TecMundo: