Mac OS X: como remover a imagem de uma conta

1 min de leitura
Imagem de: Mac OS X: como remover a imagem de uma conta

Usar uma fotografia no perfil da sua conta do computador é uma forma elegante de distinguir o seu usuário de outros, além de deixar a página de login mais bonita. Porém, muitas pessoas preferem deixar esse espaço vazio, quer seja por questões de privacidade ou mesmo por preferir a imagem-padrão.

Porém, se você está usando uma versão mais recente do Mac OS X — Snow Leopard ou superior — e já tentou apagar a imagem da sua conta, sabe que isso não é tão simples assim. Existe apenas a opção de trocar a fotografia, mas nenhum botão que permita apagá-la. Essa limitação pode ser contornada de duas formas.

Apague usando o Terminal

Utilize uma linha de comando para tirar a imagem da sua conta (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Abra o Terminal do seu computador (ele encontra-se na pasta de utilitários, dentro do diretórios de aplicativos) e cole a seguinte linha de comando — lembrando de substituir a palavra USERNAME pelo seu nome de usuário no computador, conforme a imagem acima:

sudo dscl . delete /Users/USERNAME jpegphoto

Depois de colar o texto, aperte o botão “Return” (“Enter”, se você não estiver usando um teclado da Apple). Um aviso aparece e é preciso digitar a senha de administrador daquela conta para que seja possível fazer a mudança. Ao digitar a sua senha, nada é mostrado no terminal, mas, quando você apertar "Return" novamente, a mudança está feita.

Depois da mudança, a imagem da sua conta volta para a original. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Essa linha de comando, se utilizada exatamente desta forma, vai apenas apagar a imagem de login da sua conta, restaurando o ícone-padrão que vem com o Mac OS X. Não há nenhum risco e você não vai alterar nada importante para o funcionamento do computador.

Substitua por uma imagem em branco

Se, no entanto, você prefere não mexer no Terminal, pode retirar a imagem substituindo-a por uma genérica, como um quadrado branco ou mesmo uma cópia da silhueta original. É possível achar esse tipo de conteúdo na internet ou mesmo dentro do seu computador.

Para encontrar o arquivo PNG com a ilustração do boneco cinza na sua própria máquina, siga o caminho a seguir no seu Finder: System > Library > PrivateFrameworks > LoginUIKit.framework > Versions > A > Frameworks > LoginUICore.framework > Versions > A > Resources > GuestUser.png e copie o arquivo a ser usado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.