Há algum tempo, o Twitter anunciou uma funcionalidade oficial que permite baixar todos os tweets enviados utilizando a sua conta no serviço. O processo ainda não está disponível para todos os usuários, mas boa parte dos utilizadores já pode armazenar no disco rígido de seus computadores todo o conteúdo que eles enviaram para a rede social de 140 caracteres.

Se você não sabe como ver se é um dos sortudos que possui a ferramenta disponível, acompanhe os passos descritos abaixo e, se possível, solicite o arquivo com o backup de tudo o que já foi postado utilizando o seu perfil na rede social.

Você vai precisar de...

1) Uma conta no Twitter (óbvio);

2) Deixar a página da rede social em inglês.

Durante os testes realizados para a elaboração deste tutorial, só foi possível acessar o botão de solicitação do arquivamento dos tweets com a página de exibição do Twitter em inglês. Caso a sua esteja em português e o procedimento não funcionar, siga os passos abaixo para alterar o idioma.

Para deixar a página em inglês

1) Acesse a página do Twitter e insira seus dados de acesso à rede social.

2) Na página que aparecer, clique no botão de configurações, presente bem ao lado da caixa de pesquisa exibida na parte superior da interface.

3) Clique na opção “Configurações”.

4) Agora, é só localizar o campo “Idioma” e modificar para “Inglês”.

5) Não se esqueça de clicar em “Salvar alterações” e de inserir a sua senha na janela de confirmação que aparecer.

Solicitando o backup

1) Na tela inicial da sua conta, clique no botão de configurações da sua conta, presente bem ao lado da caixa de pesquisa exibida na parte superior da interface.

2) Uma lista de opções será mostrada. Selecione o item “Settings” e aguarde alguns instantes até que tudo seja mostrado na tela.

3) Agora, localize o campo “Your Twitter archive” e clique no botão apresentado ao lado da opção.

4) Uma mensagem será encaminhada para a caixa de entrada do email cadastrado no Twitter, contendo o link de download do arquivo ZIP com todos os seus tweets.

Do passado ao presente

Para conferir o backup de tweets feito pelo Twitter, é só descompactar em qualquer diretório do computador o conteúdo presente no arquivo ZIP baixado e clicar duas vezes sobre o item “index.html”.

Uma página do seu navegador-padrão será mostrada, contendo a lista com todos tweets enviados a partir da sua conta na rede social. Na coluna mais à direita da tela, você confere um gráfico bem interessante da movimentação em seu perfil ao longo dos anos.

Vale lembrar que as informações mostradas na tela são todas provindas dos arquivos armazenados em seu computador. Dessa forma, é possível conferir a lista mesmo quando você não estiver conectado à internet.

Cupons de desconto TecMundo: