O Twitter conta com um algoritmo de buscas que privilegia em seus resultados aqueles itens que fizeram mais sucesso na rede. Assim, se você está buscando alguma coisa muito específica, provavelmente isso pode atrapalhar. Para driblar essa situação e aprender a ser mais eficiente na hora de pesquisar algo na rede social, fique atento para as dicas que vamos descrever.

1. Ignorar o “algoritmo dos populares”

Para conseguir encontrar mais rapidamente alguma coisa que não seja um tweet de estrelas da TV ou do futebol, você pode tornar o algoritmo de pesquisas do Twitter mais direto. Para isso, use o campo de buscas normalmente e, quando os resultados aparecerem, selecione a guia “todos”, no topo da seção de tweets encontrados.

Fazendo isso, você vai impedir que o fator “popular na rede” influencie as suas buscas, deixando os resultados mais diretos.

2. Descubra quem foi a fonte original

Quando alguma polêmica surge nas redes sociais ou os famosos “memes” estouram em algum momento, é extremamente difícil encontrar de quem foi a postagem original, ou seja, a fonte do assunto. Entretanto, caso você queira descobrir de quem foi o primeiro tweet a respeito de determinado conteúdo, escreve sua busca normalmente e, no fim, adicione um “-rt” (sem aspas).

Dessa forma, você usa o sinal de menos para eliminar dos resultados os retweets, deixando na tela apenas quem publicou diretamente.

3. Encontre postagens de pessoas perto de você

Se alguma coisa interessante aconteceu na sua cidade, mas o assunto é algo genérico, você pode fazer uma filtragem por localização nas suas pesquisas sem precisar usar o “Busca avançada”. Para isso, simplesmente adicione um “near:suacidade” no fim do texto de busca e tecle Enter.

Com isso, apenas tweets de quem está na sua cidade ou próximo dela vão ser mostrados nos resultados. Caso você queira ser mais específico ainda, complete o código com “within:distância”. Um exemplo seria: “tecmundo near:curitiba within:10km”, usando a unidade em quilômetros ou em milhas (mi).

4. Procure tweets com sentimento

Quer procurar tweets nos quais as pessoas estejam felizes ou tristes? Simplesmente adicione um “:)” ou “:(” na busca e veja quem está animado ou desanimado sobre a notícia.

5. Salve pesquisas

Essa é fácil, e muita gente já deve estar utilizando. Se você quer acompanhar o desenvolvimento de um determinado assunto no Twitter, é possível salvar uma busca realizada. Para isso, pesquise algum assunto e, em seguida, clique na engrenagem que fica no topo direito da área de resultados. Feito isso, selecione “Salvar busca”. Esse mecanismo, entretanto, permite guardar apenas 25 pesquisas.

6. Filtre tudo

Agora, se você quer fazer uma busca com todos os filtros possíveis, não é necessário usar de uma só vez os artifícios que mostramos aqui. Você pode simplesmente clicar na engrenagem da área de busca e selecionar “Busca Avançada”.

Agora, você tem uma página inteira com todos os filtros de pesquisa da rede social e pode se esbaldar usando vários mecanismos de uma só vez.

Cupons de desconto TecMundo: