(Fonte da imagem: Compushooter)
Cansou de receber mensagens publicitárias da sua operadora de telefonia? A Agência Nacional de Comunicações (Anatel) resolveu interferir na atitude abusiva de algumas das empresas de comunicação obrigando-as a criar um método de cancelamento desse tipo de SMS – que na maioria dos casos são indesejáveis.
As empresas de telefonia móvel foram obrigadas a realizar uma campanha de cancelamento desde o mês de julho, o que vai durar somente até o dia 20 de outubro. Mas não se preocupe: mesmo após o fim desse período, será possível solicitar a desativação do serviço.
Por determinação da Anatel, desde o dia 20 de julho as operadoras começaram a enviar mensagens de texto a seus usuários informando sobre a opção de cancelamento de mensagens de publicidade. Mas a medida não se aplica a mensagens informativas, incluindo dados de crédito de celular e pagamento de fatura, ou mensagens publicitárias de terceiros.
Cancelando o serviço
As mensagens, que muitas vezes podem chegar de madrugada, agora podem ser canceladas por um método bem simples. Se você recebeu o SMS da sua operadora questionando-o sobre o cancelamento, basta responder a mensagem com a palavra “SAIR” no corpo do texto. O cancelamento deve ser efetuado em até 24 horas.
Mas se você não recebeu o aviso, não tem problema. Você pode cancelar o serviço de mensagens publicitárias enviando um torpedo para o número indicado da sua operadora (veja lista abaixo) com a palavra “SAIR”. Confira o número de cada empresa:
- Claro: 888
- Oi: 55555
- TIM: 4112
- Vivo: 457
De acordo com a determinação da Anatel, divulgada em 26 de junho, as operadoras devem destinar um espaço visível em seus sites com informações a respeito da medida de correção da base de usuários que receberam publicidade sem solicitação prévia (opt-in). Os contratos das prestadoras devem ter uma cláusula permitindo que o usuário assinale se deseja ou não receber mensagens publicitárias.
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