(Fonte da imagem: iStock)

Programas de edição de imagem capazes de redimensionar um arquivo não faltam no mercado. Mas quando falamos de um software para fazer isso com mais de uma foto ao mesmo tempo, a quantidade diminui consideravelmente, ao mesmo tempo em que a dificuldade do processo aumenta.

Se você é um daqueles que gostariam de fazer uso de uma ferramenta como essa para facilitar sua vida, basta seguir este passo a passo, que vai ensiná-lo a redimensionar múltiplas imagens simultaneamente com a ajuda do IrfanView.

Pré-requisitos

 

Baixar IrfanView

Como fazer

Depois de instalar o IrfanView, comece abrindo o aplicativo e acessando a opção File > Batch Conversion/Rename... para chegar à área de edição de imagens em lotes.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Por enquanto, você pode ignorar a maior parte das opções – voltaremos a essa janela em breve –, apenas marcando o item “Use advanced options (for bulk resize...)”. Clique no botão “Advanced”, recém-habilitado.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Escolhendo medidas

Na nova janela, marque o item “Resize” para habilitar a ferramenta de redimensionamento. Aqui, você vai encontrar quatro opções diferentes para alterar o tamanho das imagens de acordo com sua necessidade:

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

  • Set one or both sides to: permite que você defina a largura e altura das imagens, respectivamente. Caso apenas um dos campos seja preenchido, o programa altera o tamanho da outra medida proporcionalmente;
  • Set long side to: permite que você defina o tamanho do maior lado das imagens, deixando para o programa a tarefa de redimensionar a menor medida proporcionalmente;
  • Set short side to: permite que você defina o tamanho do menor lado das imagens, deixando para o programa a tarefa de redimensionar a maior medida proporcionalmente;
  • Set new size as percentage of original: função semelhante ao “Set one or both sides to”, mas que altera as dimensões de altura e largura usando porcentagens no lugar de medidas precisas.

É bom lembrar que, embora normalmente a medida em pixels seja a mais comumente utilizada ao se trabalhar com imagens no computador, você ainda pode mudar os padrões para centímetros ou polegadas. Para isso, basta selecionar um dos três itens logo à direita das opções antes mencionadas.

Selecionando imagens

Agora que você já preparou as novas medidas das fotos, é hora de escolher quais os arquivos que serão redimensionados. Clique em “OK” para voltar à janela anterior e, então, na área “Examinar”, procure a pasta onde estão as imagens a serem alteradas.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Por fim, procure os itens que você deseja modificar no quadro e pressione o botão “Add” – ou o “Add all”, caso você pretenda redimensionar todas as fotos da pasta. Se tudo foi feito corretamente até aqui, os arquivos vão passar a ser listados no campo “Input Files”.

Essa pode ser uma boa hora para checar se todos os arquivos a serem redimensionados estão selecionados ou se uma imagem que não deve ser alterada foi acidentalmente colocada na lista. Caso um item indesejado esteja no “Input Files”, simplesmente selecione-o e clique em “Remove”.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Salvando arquivos

Na última parte deste tutorial, tudo o que resta a ser feito é definir o local em que as imagens vão ser salvas através do quadro “Output directory for result files”. Uma vez que essa parte é opcional – embora extremamente útil para ajudar a encontrar os arquivos depois de redimensionados –, você pode simplesmente pular ela.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Existem três maneiras diferentes de selecionar o local dos arquivos: se você souber o caminho da pasta em que deseja salvar as imagens, basta escrevê-lo na caixa de texto do quadro; do contrário, escolha a opção “Browse” e encontre a pasta manualmente.

Já se a pasta de destino for a mesma em que estão as fotos originais, clique no botão “Use current (‘look in’) directory” para que o IrfanView resolva isso automaticamente. Mas é bom avisar que, nesse caso, o software vai sobrescrever os arquivos originais, por isso, é bom fazer uma cópia de segurança das imagens se for utilizar esse método.

.....

Seguindo todos esses passos, o processo de redimensionamento de imagens deve iniciar assim que você pressionar o botão “Start Batch”. Depois, é só aproveitar suas fotos modificadas.

Cupons de desconto TecMundo: