Photoshop: como mudar o intervalo de recuperação para salvamento automático

1 min de leitura
Imagem de: Photoshop: como mudar o intervalo de recuperação para salvamento automático

Se você já perdeu horas de trabalho por não ter salvado o que você estava fazendo, com certeza passou a prestar mais atenção nisso, tentando não se esquecer de salvar o seu progresso periodicamente. Se isso aconteceu enquanto você estava usando o Photoshop, então, o desastre é ainda maior, já que até a versão CS6 ele não possuía um sistema de recuperação como o do Word, por exemplo.

(Fonte da imagem: Reprodução/Shutterstock)

Vários problemas podem levar a essa tragédia do mundo digital: uma queda da rede de energia, um programa que trava o computador e faz com que você tenha que reiniciá-lo à força, alguém que chuta a tomada sem querer etc. Até a versão CS6 do Photoshop, não havia muito a se fazer além de chorar, porém agora você já pode configurar uma opção simples para nunca mais perder o que estava fazendo.

Abra o Photoshop e aperte o atalho Ctrl + K (Cmd + K, no Mac) para abrir as configurações do software. Na barra lateral da janela aberta, procure a opção “File Handling”. Se preferir, abra essa tela pelo menu Edit > Preferences > File Handling (Editar > Preferências > Controle de Arquivo, em português).

Configure o tempo entre os salvamentos automáticos para que nada seja perdido. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

O Photoshop já deixa a opção de salvar automaticamente habilitada no momento da instalação, porém se as caixas mostradas na imagem acima estiverem desmarcadas, selecione-as novamente — isso vai garantir a segurança do seu trabalho.

Em inglês, as opções se chamam “Save in Background” e “Automatically Save Recovery Information Every”, sendo que a segunda informa o intervalo de tempo que o Photoshop vai levar para fazer as cópias de segurança, que pode ser de 5, 10, 15, 30 ou 60 minutos. Quando terminar, clique em “OK”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.