The BRIEF

CCXP: Tsutomo Nihei fala sobre Blame, Knights of Sidonia e outros projetos

Tsutomo Nihei veio ao Brasil na CCXP 2016 e contou muita coisa bacana sobre as adaptações de suas obras e projetos futuros

Avatar do(a) autor(a): Vinicius Munhoz

12/12/2016, às 18:37

CCXP: Tsutomo Nihei fala sobre Blame, Knights of Sidonia e outros projetos

Fonte:

Imagem de CCXP: Tsutomo Nihei fala sobre Blame, Knights of Sidonia e outros projetos no tecmundo

Um dos grandes destaques da Comic Con Experience 2016 foi a vinda de Tsutomo Nihei ao Brasil, o mangaká responsável por algumas obras bem avaliadas e queridas por fãs, como Knights of Sidonia e, agora, Blame!, que foi lançado durante o evento. Durante um dos painéis do dia 3, o criador bateu um papo com os fãs sobre a sua carreira e projetos.

Nihei chegou com muito bom humor e cheio de piadas ao Brasil (aparentemente, o japonês gostou do nosso país) e comentou bastante coisa sobre o desenvolvimento dos seus projetos passados, sobre as adaptações do Netflix e alguns aspectos da indústria de mangás japonesa. Confira o que o autor teve para falar.

Adaptações para a Netflix de qualidade

Knights of Sidonia, a obra mais popular de Tsutomo Nihei, foi um dos primeiros animes produzidos pela Netflix, lá em 2014. O sucesso gerou uma nova empreitada à empresa, que hoje já conta com outras obras licenciadas no catálogo, como Ajin e 7 Deadly Sins, e planeja criar a sua primeira produção original, Perfect Bones.

A produtora resolveu abordar a adaptação de Knights of Sidonia com um 3D muito bem-feito e diferente do uso habitual da tecnologia, como aconteceu em Berserk e outras obras que não souberam aproveitar bem o recurso tridimensional. Assim como KoS, Blame!, que é o primeiro mangá de Tsutomo Nihei, deve seguir a mesma linha.

Contudo, há duas grandes diferenças: em vez de uma série, Blame! será um filme e a liberdade criativa para adaptar a obra será bem maior. Em outras palavras, teremos um longa-metragem em 3D (da mesma qualidade ou até melhor que Knights of Sidonia) com a trama adaptada para caber no formato.

Opiniões sobre a indústria e projetos futuros

Tsutomo Nihei tem algumas características que o destacam na indústria de mangás: as suas obras são diferentes do padrão oriental e, na maioria das vezes, são mais curtas que o habitual. Se pararmos para analisar, o gênero shonen (voltado para adolescentes e crianças) conta com sagas bem maiores, como Naruto, Dragon Ball, Fairy Tail e muitos outros.

O autor contou um pouco sobre o quanto isso pode impactar no rumo de uma narrativa, pois as revistas que publicam os mangás acabam prolongando o roteiro muito mais do que deveria, criando histórias diluídas e que se perdem do propósito original, tudo para não encerrar um produto rentável de sucesso. Nesses casos, ter um bom editor que saiba como contribuir com o rumo da narrativa é essencial.

Nihei gosta de explorar novas ideias em vez de prolongar o material que já tem, um dos motivos pelo qual suas obras têm bastante qualidade. E por falar em novidades, o projeto atual do mangaká é Aposimz, uma história com ainda mais ficção científica. Se as vendas de Knights of Sidonia e Blame! forem boas no Brasil, Aposimz com certeza dará as caras por aqui. Já leu algumas das obras de Nihei.



Nascido gamer, lembro de gostar de jogos desde que tenho memória, seguista, amante de um bom retrogaming e ocasionalmente (ou quase sempre) otaku! Parte do grupo dos desajustados e esquisitos.