De acordo com pesquisa realizada pelo Ibope, 53% dos usuários de internet são do sexo feminino e 47%, do sexo masculino. No mundo do comércio mobile, a predominância também é delas. A Pagtel realizou um levantamento em sua base de dados de 5 milhões de clientes e constatou que 53% das compras são feitas por mulheres, enquanto 47% são realizadas por homens.

Para Felipe Lessa, diretor de marketing e produto da Pagtel, o motivo para as mulheres comprarem mais pelos aparelhos móveis pode ter relação com a suscetibilidade aos estímulos publicitários e compras por impulso. “Percebemos que as mulheres reagem mais positivamente do que os homens em relação às campanhas de marketing mobile, chegando em alguns casos a ter uma taxa de conversão 10% maior”, esclarece o executivo.

Em 2014, os dados apontavam que as mulheres também tinham um ticket médio 18% maior do que o dos homens, chegando a R$ 24. Entretanto, neste ano os homens se equipararam ao público feminino, e ambos gastam em média R$ 20 por compra.

A pesquisa também apurou o comportamento de compra das mulheres em diferentes estados do país, o que revelou que a maioria das compradoras da base de dados da empresa é do estado de São Paulo (42%), seguidas pelas cariocas (14%) e pelas mineiras (10%). De maneira geral, o brasileiro tem comprado mais pelo celular. Em 2014, quase 70% dos entrevistados já haviam realizado alguma compra pelo aparelho móvel. Em 2013, esse percentual era de 57%.

Cupons de desconto TecMundo: