Segundo um estudo realizado pela Konduto, empresa que oferece soluções para lojas virtuais, revelou que no ano passado as tentativas de fraudes em compras no e-commerce apresentaram queda. Com essas informações, a startup lançou um e-book chamado “Raio-X da Fraude no E-Commerce Brasileiro”, que trata sobre essas questões.

De acordo com a empresa, o índice de queda foi de 6,5% em 2016. O estudo ainda mostra que a cada 28 pedidos que chegam nas lojas virtuais, ao menos um é feito por criminosos utilizando cartões de crédito clonados. Os números partiram das cerca de 30 milhões de transações analisadas pela Konduto entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2016.

Um fato interessante é que a investigação revelou o horário que os golpistas costumam agir: entre as 18h e 21h59, quando acontecem aproximadamente 30% das tentativas. Isso desmonta a ideia de que os fraudadores fazem compras durante a madrugada, uma vez que menos de 7% ocorrem entre 1h e 7h da manhã.

Além disso, foi constatado que a maior parte dos criminosos possui um desktop com o Windows e navegam utilizando o Google Chrome. No entanto, os dispositivos móveis também foram mais utilizados para as tentativas de compras ilegais, que tiveram um crescimento de 2,5%, saltando para 19,92% no final do ano.

Para acessar mais dados sobre fraudes no e-commerce, você pode baixar o e-book da empresa gratuitamente neste link.

Cupons de desconto TecMundo: