Cada vez mais as pessoas utilizam a internet para fazer suas compras, tanto pela comodidade como pelo benefício de encontrar o melhor preço. O e-commerce tem crescido progressivamente, e com isso os clientes têm a expectativa de receber atendimento ou suporte durante todo o processo de aquisição de um produto.

Para você poder sair na frente, confira as dicas e receba seu cliente da melhor forma no e-commerce:

1) Use autoatendimento visando reduzir o número de contatos

Os canais de atendimento ao cliente, como perguntas frequentes e respostas automáticas, podem entregar aos clientes soluções e sugestões necessárias para que as principais dúvidas evitem aparecer em forma de contato formal. Assim, você pode reduzir os custos causados por diversos chamados via email, por exemplo, para responder questões como a política de devolução.

2) Torne acessíveis as informações de contato para aumentar a confiabilidade

Deixar as informações e opções de contato pode garantir uma boa experiência para os clientes entrarem rapidamente em contato com um assistente, fornecendo dados acessíveis ou chat ao vivo. Essas iniciativas costumam ajudar no crescimento das taxas de conversão das vendas online.

3) Use engajamento proativo para elevar o valor médio dos pedidos e reduzir abandono de compras

Um relacionamento proativo no chat com o cliente permite oferecer atendimento em momentos críticos no processo de aquisição de produtos. O convite para um bate-papo proativo quando aceito aumenta as chances de o visitante finalizar uma compra em até quatro vezes. Participar de uma conversa online em que o consumidor é bem atendido o impedirá de abandonar suas mercadorias e o estimula, inclusive, a aumentar o valor total do carrinho.

4) Disponibilize múltiplos canais de atendimento para o cliente

Ao disponibilizar sua marca nos mais diversos canais de comunicação, você permite que o cliente escolha o veículo que se sente mais confortável de usar. Redes sociais, por exemplo, podem ser uma ferramenta para os consumidores serem atendidos em qualquer lugar e a qualquer momento, já que é algo de fácil alcance.

Segundo um estudo do instituto de pesquisa Ovum, encomendado pela LogMeIn, empresa de serviço de comunicações pela internet, 86% dos clientes usam cinco ou mais canais para buscar ajuda.

5) Aproveite para capitalizar as vendas oriundas de dispositivos móveis

De acordo com pesquisa realizada pela consultoria Vanson Bourne, 53% dos clientes usam seus dispositivos móveis para pesquisar sobre um produto ou serviço antes de realizar a compra e 44% utilizam esses aparelhos para finalizar o pedido.

Segundo Gustavo Boyde, criador dessas dicas e gerente de marketing da LogMeIn na América Latina – a empresa é detentora do BoldChat, uma ferramenta de bate-papo que auxilia os centros de atendimento ao cliente –, é importante que o recurso de chat seja desenvolvido para o ambiente móvel e para os mais diversos modelos de celular a fim de garantir uma boa experiência em ambientes de e-commerce.

O tamanho do display influencia na navegação, uma vez que o objetivo do chat é ajudar na venda e não bloquear a tela do usuário.

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Com essas dicas você pode incrementar seu e-commerce e torna-lo mais poderoso para impulsionar suas vendas, já que todo cuidado é pouco para manter sua clientela fiel.

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