Todo fissurado em tecnologia gosta de estar sempre atualizado e, ainda mais importante, de ter um conhecimento sólido sobre os assuntos pelos quais se interessa. Pensando nisso, selecionamos alguns dos livros e filmes favoritos da redação e listamos neste artigo. Confira!

Livros

A leitura é uma das atividades mais importantes para os aficionados por conhecimento. Ler blogs e sites todos os dias é uma atividade essencial para manter-se atualizado, mas isso não pode substituir a leitura de um bom livro. Portanto, pegue sua carteirinha da biblioteca mais próxima e corra atrás destes títulos!

Saiba tudo sobre a Apple

Livros sobre a Apple são o que não faltam no mercado. Um título muito famoso é “O Fascinante Império de Steve Jobs”, de Michael Moritz, que já foi jornalista da revista Time e, hoje, é consultor de empresas famosas, como Yahoo! e Google.

“O Fascinante Império...” conta a história da Apple, revelando também alguns aspectos das infâncias de Steve Jobs e Steve Wozniak, mostrando como eles cresceram e, mais tarde, resolveram largar a faculdade para criar a empresa, em 1976.

Saiba tudo sobre a Apple e seus criadores!

Quem estiver mais interessado na vida de Jobs pode ler “A cabeça de Steve Jobs”, escrito por Leander Kahney, editor e ex-repórter da Wired. O livro, lançado em 2008, revela aspectos da vida e da personalidade do criador da Maçã, servindo não só como uma biografia, mas também como um livro sobre liderança e empreendedorismo.

Os fãs de Steve Wozniak, que esteve recentemente no Brasil, talvez prefiram ouvir a versão dele sobre a criação da Apple. Nesse caso, indicamos então “iWoz”, autobiografia escrita pelo próprio Woz que, além de ter sido cofundador da empresa, também revolucionou a indústria da computação.

Como a internet influenciou o mercado

Escrito por Chris Anderson, editor-chefe da revista Wired, “A Cauda Longa” aborda uma mudança de foco do mercado. Graças à tecnologia, esse mercado pode oferecer uma grande variedade de produtos, mesmo para nichos muito específicos, em vez de se concentrar apenas em grandes sucessos de venda.

A Cauda Longa, de Chris Anderson

Como exemplo, podemos comparar as prateleiras de uma livraria física com as da Amazon, uma das maiores livrarias da internet. Enquanto na loja física os livros em destaque deveriam ser os mais famosos ou mais vendáveis, na internet, a livraria venderá mais se tiver uma variedade maior de títulos disponíveis, mesmo que seja para nichos muito específicos.

Facebook: como surgiu

Pelo que tudo indica, enquanto o Orkut está em declínio, o Facebook continua ficando cada vez mais popular. Quem perdeu a história do site no cinema (“A Rede Social”) pode saber mais sobre Mark Zuckerberg em “Bilionários Por Acaso: A Criação do Facebook”. O livro, escrito por Ben Mezrich, mostra como dois estudantes de Harvard criaram a rede de relacionamentos que deu origem a uma das maiores empresas do mundo.

Tudo sobre a Google

“O que a Google Faria?”, livro escrito pelo jornalista Jeff Jarvis, mostra como pensar de maneira inovadora, enfrentar desafios, encontrar soluções novas para os problemas e perceber novas oportunidades, tudo isso inspirado nas práticas da gigante da internet, a Google.

O que a Google Faria?

Outro sucesso editorial sobre a Google é “A Busca”. O livro de John Batelle é um dos mais completos sobre a empresa e o mercado dos mecanismos de busca. O autor realizou dezenas de entrevistas e teve até mesmo que fechar acordos com os fundadores da Google para poder
continuar o seu trabalho e extrair as informações que precisava. Indispensável!

Usando as mídias sociais ao seu favor

Está cada vez mais difícil encontrar internautas que não participam de alguma mídia social. Pensando nisso, André Telles escreveu “A Revolução das Mídias Sociais”, livro que traz estudo de casos, estratégias e dicas de uso desse tipo de mídia. Além disso, também apresenta ferramentas úteis para o dia a dia de empresas e profissionais que precisam tirar proveito dessa interação virtual.

A bíblia da engenharia social!

A Arte de engnar, de Kevin Mitnick

Muitas vezes estamos tão preocupados a segurança de computadores conectados à internet que nos esquecemos de nos precaver contra um dos malwares mais antigos do mundo: a engenharia social. Kevin Mitnick, um dos hackers mais famosos do mundo, começou a dominar essa técnica aos seus 12 anos e, por isso, é uma das pessoas mais indicadas para falar sobre o assunto. No livro “A Arte de Enganar”, Mitnick conta sobre sua relação com a engenharia social, demonstra exemplos fictícios de ataques e ensina o leitor a se precaver contra esse tipo de ameaça.

As infovias de Bill Gates

Bem, não tem como falar de informática sem citar a Microsoft, certo? Por isso, a nossa sugestão continua sendo o sucesso escrito por ninguém menos do que o próprio Bill Gates. Em “A Estrada do Futuro”, o fundador da Gigante de Redmond fala sobre como estamos mudando nossa maneira de trabalhar, estudar e até mesmo de se relacionar com outras pessoas, graças à popularidade da internet e da computação.

Filmes

Assista a filmes e fique por dentro da história da informática!

Muitos filmes sobre tecnologia, em especial os documentários, acabam não passando pelos cinemas brasileiros. Portanto, os geeks tupiniquins terão que se esforçar para encontrar alguns dos filmes listados aqui, mas eles são vendidos nas principais lojas de DVD da internet.

Revolution OS

Revolution OS

Quem usa o Linux diariamente ou simplesmente simpatiza com o sistema do pinguim tem quase que a obrigação de assistir a “Revolution OS” pelo menos uma vez. Lançado em 2001, o filme conta a trajetória do sistema criado por Linus Torvalds, desde o estágio inicial de desenvolvimento até ter sido adotado por grandes corporações.

Para quem gosta de Maçã!

“Macheads” é o filme indicado para quem é maluco pelos produtos da Apple, já que aborda a exploração do fanatismo que se criou em volta da empresa de Jobs, exibindo entrevistas com membros importantes da comunidade de usuários.

Além desse, também podemos citar “Bem-vindo ao Macintosh”, que mostra como foi o desenvolvimento da empresa, do Apple aos lançamentos mais recentes.

Piratas da Informática

Piratas da Informática

O filme, produzido para a televisão pela TNT, conta a história dos primórdios da informática, no momento em que a indústria começou a focar no consumidor final. Prepare-se para ver recriadas cenas históricas, como o lançamento do primeiro computador pessoal e dos primeiros dias da Microsoft e da Apple.

O fenômeno Zuckerberg

Não podemos terminar a lista de sugestões sem indicar o filme que levou três estatuetas do Oscar neste ano. “A Rede Social”, que fez sucesso nas salas de cinema do Brasil, conta a história de Mark Zuckerberg e sua famosa criação, o Facebook.

Filmes de ficção

Matrix

Todo mundo gosta de uma história bem contada, certo? Por isso, se quiser se distrair com um pouco de ação ou ficção científica repleta de tecnologia, também recomendamos os seguintes filmes:

  • Hackers - Piratas de Computadores;
  • Minority Report;
  • Tron;
  • 2001 ― Uma Odisseia no Espaço;
  • Inteligência Artificial;
  • Eu, Robô;
  • O homem bicentenário;
  • Blade Runner: O Caçador de Andróides;
  • Ameaça Virtual;
  • Johnny Mnemonic - O Cyborg do Futuro;
  • A rede;
  • A Senha: Swordfish; e
  • Matrix.

...

E então, a quais desses filmes você já assistiu? E quanto aos livros, já leu algum desses títulos? Não deixe de compartilhar sua opinião com os demais visitantes do Tecmundo. E, mais importante, aproveite a seção de comentários para recomendar os filmes ou livros que ficaram de fora da nossa seleção!

Cupons de desconto TecMundo: