Doutor Estranho terá tom sombrio e psicodélico, conta diretor de fotografia

3 min de leitura
Imagem de: Doutor Estranho terá tom sombrio e psicodélico, conta diretor de fotografia

Ben Davis, diretor de fotografia de Doutor Estranho, revelou durante evento promovido pela Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão (BAFTA), nesta quarta (4), algumas novidades sobre como está sendo pensado o visual do longa-metragem, que só por abordar o tema da magia, algo inédito até agora no Universo Cinematográfico da Marvel, promete ser bastante diferente do que temos visto até então na produção do estúdio.

Doutor Estranho e Benedict Cumberbatch. Fontes das imagens: Marvel, Getty Images

No evento, Davis jogou alguns conceitos interessantes, como o uso de uma paleta sombria e uma fundamentação psicodélica, além de ter se referido ao filme como o Fantasia da Marvel — declarações que chamaram a atenção do público ávido por novidades sobre o misterioso longa.

Detalhes sobre o personagem e o enredo que veremos no cinema estão sendo mantidos em segredo, mas sabemos que, nos quadrinhos, o Doutor Estranho tem sua origem como um neurocirurgião renomado e arrogante que, depois de um acidente de carro, tem suas mãos danificadas de modo que não pode mais seguir sua carreira.

Desesperado na busca de uma cura, ele se encontra nas premissas da mágica, tornando-se profundo conhecedor dessas artes místicas, chegando a ganhar o codinome de Mago Supremo da Terra e assumindo o papel de protetor do planeta. O personagem será interpretado por Benedict Cumberbatch (SherlockO Jogo da Imitação) e o filme já tem confirmadas as presenças também de Chiwetel Ejiofor, como Barão Mordo, e Tilda Swinton.

"Relativity", litogravura de 1953, de Escher. Fonte da imagem: Reprodução/MCEscher.com

O diretor de fotografia ainda sugeriu que o visual do filme, que começa a ser gravado no final deste ano, será influenciado M.C. Escher, artista conhecido por suas imagens matematicamente calculadas de ilusões de ótica.

“[Doutor Estranho] tem uma fundamentação bastante psicodélica e não é um típico filme de ação da Marvel”, declarou o diretor, ressaltando que sua primeira reação ao projeto foi a de que ele poderia ser um Fantasia da Marvel. “A maioria do trabalho no filme lida com outras dimensões. E eu o descrevi, quando estava falando com a Marvel, como o Fantasia da Marvel, de certa forma, porque é muito louco e diferente de tudo o que temos feito”.

Para refrescar a memória de todos, Fantasia é uma animação musical inovadora de 1940 da Disney, dividida em diversos segmentos que unem música clássica e um visual bastante ousado, apresentando “imagens para se escutar e música para se ver”. Confira um trecho, com Mickey como o Aprendiz de Feiticeiro, no YouTube.

Momento icônico de Fantasia, da Disney. Fonte da imagem: Reprodução/Disney

Falando mais sobre Doutor Estranho, Ben Davis ainda compartilhou: “Há muita pré-renderização e tem muito trabalho que é bem difícil — você olha para a história e vê as imagens que foram criadas para ela e pensa: ‘Bem, como vamos filmar isso?’, porque é tudo coisa do tipo que Escher fazia”.

“É tudo muito fora do padrão”, completou o diretor. “Acho que será bem interessante e é um filme bastante sombrio, estou satisfeito em dizer isso. Diretores de fotografia adoram dizer a palavra ‘sombrio’. O problema é que os produtores não gostam de sombrio.”

Durante uma apresentação da Disney na África na semana passada, presentes no evento puderem ver uma arte conceitual do personagem e as descrições das imagens corroboram com os dados fornecidos pelo diretor de fotografia, confirmando que as roupas do protagonista devem ter um tom menos colorido do que nos quadrinhos.

Doutor Estranho parece ser sombrio. Bastante sombrio”, relatou o site HTXT. Segundo a publicação, Kevin Feige, alto executivo da Marvel Studios, disse no evento que o filme será fundamentado fortemente no “mundo sombrio do oculto e do sobrenatural”. O site ainda aponta para o fato de que Cumberbatch deve ficar bastante elegante quando caraterizado como o personagem.

Sob a direção de Scott Derrickson, Doutor Estranho será lançado em 3 de novembro de 2016 nos cinemas brasileiros e até lá ainda teremos muitas novidades reveladas de pouco em pouco nos bastidores.

Via Minha Série.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.