BB-8: como funciona o astrodróide dos novos filmes da saga Star Wars

1 min de leitura
Imagem de: BB-8: como funciona o astrodróide dos novos filmes da saga Star Wars

Desde o primeiro trailer de “Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força”, todos os fãs da franquia estão ansiosos para conhecer os novos personagens da série e isso inclui o simpático BB-8. Se você não sabe, ele é o astrodróide que fará parte das aventuras da nova trilogia da Space Opera — sendo considerado a versão 2015 do icônico R2-D2. Mas como funciona o novo personagem?

Ao contrário do R2-D2, o BB-8 não possui pés com rodas. A movimentação dele é feita por meio de uma grande esfera — você pode conferir uma réplica disso por este link —, mas como isso funcionou nas filmagens de Star Wars? O site "How BB-8 Works" promete ter a resposta. De acordo com a publicação, o astrodróide é mesmo movido por meio de um grande sistema magnético, assim como muitos já imaginavam.

Eles dizem que o BB-8 usa uma Sphero personalizada e equipada com sistemas de controle remoto. Dentro da esfera, um sensor giroscópio determina o posicionamento do dróide e faz com que as rodas internas se ajustem e façam a movimentação da esfera. Essas rodas agem internamente girando a esfera principal, que acaba se movimentando em relação ao solo.

Nisso tudo ainda existe uma base plana e um balanço vertical que são usados para manter as baterias e os mecanismos estáveis. Em relação à cabeça do BB-8, a explicação fica por conta de uma patente da Disney de 2010. Segundo o documento, a cabeça é mantida por um sistema "Holonômico", que é um processo robótico que mantém a "horizontalidade" das estruturas em situações de força contrária.

De onde surgiram essas informações?

Se você acha que tudo isso fica por conta de teorias sem fundamentos, a grande verdade é que os criadores do site já mencionado conseguiram todas as informações na patente que você pode ver logo abaixo.

Como já dissemos, ela foi registrada pelos departamentos de Pesquisa de Desenvolvimento da Disney (mais especificamente pela Imagineering) em 2010. Vale lembrar que isso aconteceu dois anos antes de a empresa adquirir a LucasFilm e quatro anos antes da aquisição da Spheros. Será que a Disney já tinha tudo em mente?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.