Conhecido por seus prêmios extravagantes, o leilão anual amfAR conta com a ajuda de celebridades para arrecadar fundos para pesquisas que pretendem erradicar a AIDS — ou ao menos diminuir suas consequências negativas. Este ano, o evento chamou a atenção por oferecer uma viagem ao espaço com o ator Leonardo DiCaprio, oferta que arrecadou 700 mil euros (aproximadamente US$ 1 milhão).

Apesar de impressionante, a viagem (que deve ocorrer em algum momento de 2015) não foi o ponto alto do evento, que arrecadou US$ 38 milhões. Os destaques deste ano foram obras de arte raras: uma pintura de Marilyn Monroe feita por Andy Warhol em 1967 (350 mil euros), um Picasso de 1968 (380 mil euros) e uma obra de Damien Hirst na qual o artista envolveu um fóssil de mamute de 10 mil anos de idade em aço (11 milhões de euros).

Segundo os organizadores da amfAR, a pretensão da iniciativa é que até o ano de 2020 sejam desenvolvidas vacinas capazes de evitar a ação do vírus HIV. A atriz Sharon Stone, uma das principais responsáveis pelo evento, afirma que, desde que a iniciativa foi fundada há 20 anos, ela se tornou muito maior do que o esperado e que o leilão anual atualmente deve ser considerado somente uma festa comemorativa dos avanços obtidos durante o ano.

Cupons de desconto TecMundo: