ScreenX: o cinema em 270 graus

1 min de leitura
Imagem de: ScreenX: o cinema em 270 graus

O cinema funciona da mesma forma há muitas décadas — apesar de haver algumas alterações nas resoluções mostradas por cada filme e dos modos de projeção, que avançaram junto com a tecnologia. Em suma, trata-se de um projetor enviando imagens para uma tela que fica na frente das pessoas. Mas uma empresa sul-coreana está querendo fazer com que os consumidores fiquem cada vez mais imersos nos filmes a que estão assistindo.

Trata-se da tecnologia ScreenX, produzida pela operadora de cinemas CJ CGV. O sistema aplica mais dois focos de projeção aos filmes, fazendo com que três telas sejam mostradas para os espectadores. Uma delas continua sendo vista em frente às poltronas, mas as outras duas são levadas até às paredes laterais dos cinemas, podendo fazer com que outros elementos sejam exibidos e trazendo mais interação às películas que estiverem sendo exibidas.

Em uma explicação bem simples: sabe quando você vê uma explosão cinema e ela termina quando as laterais da tela não existem mais? No modo de exibição da ScreenX isso não vai acontecer, pois o fogo vai poder ser visto também nas partes laterais. É claro que esse é apenas um exemplo e vários outros podem ser vistos no vídeo que abre esta notícia, sendo ele preparado pela própria empresa desenvolvedora do sistema.

Os primeiros passos

O primeiro filme a ser exibido com a nova tecnologia será um thriller de espionagem chamado The X, que possui apenas 30 minutos, mas funcionará também como um teste público para a nova tecnologia. Vale lembrar que a filmagem também precisa ser realizada da mesma maneira e, por isso, é provável que o número de obras disponíveis para esse novo sistema permaneça bastante limitada — pelo menos nos primeiros anos.

Para que o sistema seja popularizado, é preciso também que outras operadoras de cinemas adotem o ScreenX, que por enquanto é exclusivo da CJ CGV. Não há informações sobre um possível licenciamento da tecnologia para outras empresas ao redor do mundo. Por isso, por enquanto apenas os sul-coreanos vão poder se divertir com os filmes exibidos em telas de 270 graus.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.