Cinema: novo produto deve melhorar a estabilização de câmeras

1 min de leitura
Imagem de: Cinema: novo produto deve melhorar a estabilização de câmeras

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

Você já parou para pensar como é difícil registrar uma cena de movimento em um filme sem que a câmera trema? Se você nunca tinha imaginado a resposta para esta questão, saiba que essa atividade é bastante complicada, o que requer profissionais treinados e equipamentos bem caros.

Contudo, uma pequena novidade promete mudar essa situação. O nome dela é MöVI e ela é um produto voltado para a estabilização de câmeras, produzido pela empresa Freefly. O mecanismo utiliza um sistema de giroscópio com três eixos no qual o aparelho de filmagem é encaixado de forma suspensa.

Com isso, a câmera fica estabilizada o tempo todo, sem importar os movimentos que você faça — ou seja, é possível correr, mexer as mãos de um lado para o outro ou se abaixar bruscamente. Dessa maneira, você pode filmar cenas de ação ou em ângulos difíceis sem se preocupar com imagens tremidas ou tortas.

Uma revolução pode começar

O novo produto ainda está em fase de testes para que as suas qualidades sejam realmente comprovadas, de forma que ele possa ser utilizado de maneira profissional e sem perigos. Apesar disso, a novidade tem grandes chances de significar uma espécie de revolução na maneira como os filmes são produzidos hoje em dia.

Atualmente, é necessário que as produtoras utilizem equipamentos extremamente pesados e caros para estabilizar as câmeras de diferentes maneiras. No lugar disso, o MöVI custa cerca de US$ 15 mil (R$ 30 mil) e dá uma liberdade grande para que os diretores e cinegrafistas trabalhem de forma diferenciada.

Por conta disso, é provável que os filmes ganhem diferentes perspectivas, fato que pode enriquecer a história contada — ou a produção pode ficar consideravelmente mais barata. Caso você queira conferir o resultado da utilização dessa nova tecnologia, basta assistir ao vídeo acima.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.