Os novos e velhos truques de efeitos especiais de "007 – Operação Skyfall"

1 min de leitura
Imagem de: Os novos e velhos truques de efeitos especiais de "007 – Operação Skyfall"

O próprio Daniel Craig teve que suar a camisa em algumas cenas. (Fonte da imagem: Reprodução/BestMoviesEverNews)

Muita gente não aprovou Daniel Craig no papel do agente secreto mais famoso do mundo do cinema, o britânico James Bond. No terceiro filme da “Era Craig”, entretanto, até alguns dos fãs mais conservadores reconheceram que o ator conseguiu um desempenho próximo aos longas antigos – e o mesmo pode-se dizer dos efeitos visuais de “007 – Operação Skyfall”, que também utilizou tecnologias do passado para agradar ao público.

O site FXGuide fez um “guia” com algumas das cenas de ação do filme para explicar como cada movimento do herói foi filmado. Ao todo, são 1,3 mil tomadas com efeitos visuais, utilizando várias câmeras e tecnologias diferentes, como a criação de uma réplica do Aston Martin clássico do agente. Foi necessário estabelecer parcerias com várias empresas especializadas, como Double Negative, MPC, Cinesite, Framestore e algumas outras.

As informações a seguir revelam alguns spoilers do início do filme, portanto, passe longe se ainda não tiver visto a nova aventura do espião da Rainha.

Mistura que deu certo

Para a cena de abertura, por exemplo, que se passa em um trem em movimento, tanto efeitos visuais tradicionais quanto modernos foram usados. Bond está mesmo em um trem em movimento, mas a traseira do veículo, que começa a desabar, foi construída digitalmente.

(Fonte da imagem: Reprodução/FXGuide)

A sequência seguinte, quando 007 é ferido por um tiro, foi ainda mais complicada: primeiro ela foi filmada com um trem estacionado e um dublê recebendo o disparo e, preso por cabos, caindo do cenário original, na Turquia.

Em seguida, Craig entra em cena em um set menor, com um trilho construído pela equipe e uma tela verde de fundo. Copiando os movimentos do dublê, ele se joga para trás após o tiro e cai... Em um colchão posicionado logo abaixo do veículo. As cenas foram cuidadosamente sobrepostas para funcionarem juntas – e funcionam.

(Fonte da imagem: Reprodução/FXGuide)

Ficou curioso? Para conferir alguns vídeos de bastidores (com direito às câmeras aparecendo e tudo mais) dessa e de outras cenas de “007 – Skyfall”, além da descrição em inglês de como tudo foi feito, é só clicar aqui.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.