(Fonte da imagem: Divulgação//Fox)

A forma com que assistimos a filmes no cinema está prestes a mudar. Segundo um relatório divulgado pelo IHS Screen Digest Cinema Intelligence, a tradicional película de 35 milímetros usada na projeção da maioria das salas do mundo será substituída pelo formato digital a partir de 2012.

De acordo com a previsão, o próximo ano terminará com os velhos rolos de filmagem representando apenas 37% do mercado, enquanto o uso de câmeras atuais chegará de 63%. Esses dados são exatamente o oposto do que foi constatado no fim de 2010, indicando uma decadência acelerada no padrão atual. A ideia é de que, até 2015, o 35 mm será algo visto como um pequeno nicho de mercado.

Para um dos pesquisadores do IHS, David Hancock, a megaprodução “Avatar”, de James Cameron, é considerada o grande divisor de águas na transição da película para o modelo digital, pois a quantidade de filmes produzidos com o novo modelo cinematográfico cresceu consideravelmente após o sucesso da tecnologia usada para constar a história do planeta Pandora.

Cupons de desconto TecMundo: