Uma das principais barreiras para a colonização de Marte é descobrir formas eficazes de permitir que colonos criem e remendem suas próprias construções sem depender de suplementos enviados pela Terra. Afinal, seria preciso aguardar meses para que uma espaçonave fizesse o trajeto entre os dois planetas e entregasse os materiais necessários para uma situação emergencial.

Cientistas da Universidade Northwestern (EUA) acabaram de dar um passo na resolução desse problema ao desenvolver um método bastante simples para criar concreto em Marte. Tudo o que os astronautas precisariam para fabricar o cimento é ferver enxofre até que ele dissolva, e, em seguida, misturá-lo com uma parte igual de solo marciano. Após esfriar, a massa fica rígida e com propriedades parecidas com o cimento que nós, meros terráqueos, costumamos usar para erguer nossas casinhas.

É óbvio que essa descoberta por si só não resolve todos os obstáculos na corrida pela colonização do Planeta Vermelho, mas é interessante notar desde já que os primeiros humanos a pisarem lá terão certa independência da Terra – e poderão migrar das moradias temporárias para abrigos permanentes, construídos por eles mesmos, através desse método recém-descoberto.

Ansioso para a chegada do homem a Marte? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: