Você já notou que, em algumas fotos de aviões e helicópteros, as hélices estão totalmente deformadas ou dispostas de uma maneira extremamente bizarra? Obviamente, as hélices não são da maneira que você vê nas imagens. Então, um usuário do Imgur, Hunter5625, tentou explicar este fenômeno com um GIF hipnotizante — e também com um site dedicado ao efeito.

Antes de você entender o motivo, veja a galeria abaixo. Selecionamos algumas imagens que mostram a distorção causada nas hélices — na maioria das vezes, isso acontece com fotos batidas por smartphones e tablets.

A resposta é a seguinte: a bizarra distorção é causada pela velocidade do obturador em relação à rotação das hélices. Isso acontece porque um sensor CMOS captura uma cena "escaneando" a figura como um todo, ele não captura o frame de uma vez só.

Se você é apaixonado pela matemática, pode acompanhar um simulador feito por Hunter5625 que vai explicar de maneira técnica como isso acontece. Clique aqui para acessar.

"Em palavras simples, o simulador mostra uma função em forma polar passando por um determinado algoritmo e resultado em uma imagem", escreveu o usuário do Imgur. Abaixo, vamos mostrar mais um GIF exemplificando como as imagens são distorcidas.

Entenda como o fenômeno de "hélices tortas" acontece e comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: