Designers criam balão com base no movimento de águas-vivas

1 min de leitura
Imagem de: Designers criam balão com base no movimento de águas-vivas

Designers da FESTO, inspirados no movimento das águas-vivas, desenvolveram o AirJelly, um balão com formato de uma enorme água-viva artificial. A ideia veio a partir de estudos da composição do animal, que é feito 99% de água e cuja fisionomia lembra a de um balão. A diferença seria apenas o meio em que o estranho objeto funciona, que é em pleno ar.

O movimento peristáltico de seus oito tentáculos é o que proporciona a locomoção do veículo. Movidos por uma bateria, eles conseguem movimento através de ondas de contração e relaxamento constantes, fazendo com que ele flutue. Para direcioná-lo, é utilizado um controlador que comanda um dispositivo localizado no topo do AirJelly.

Apesar de serem animais ameaçadores e perigosos, não podemos deixar de admirar a locomoção de uma água-viva. O cnidário, encontrado mais frequentemente em oceanos, movimenta-se com estilo através de jatos de água ou pela corrente marítima, tendo também o auxílio de seus tentáculos.

Não há informações sobre uma possível comercialização ou qual seria a utilidade da invenção, que ainda passa por testes.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.