Ciência constata que nanofios de diamante são tão fortes quanto um diamante

1 min de leitura
Imagem de: Ciência constata que nanofios de diamante são tão fortes quanto um diamante
Imagem: John Badding Lab

Se os estudos feitos recentemente pela equipe da Universidade de Queensland estiverem corretos, o grafeno talvez deixe de ser uma das substâncias mais comentadas atualmente pelos cientistas. O motivo? O time da universidade mencionada descobriu que nanofios de diamante podem ser estruturas extremamente fortes e úteis.

Os nanofios de diamante consistem em cristais de carbono que são tão fortes quanto um diamante. Também houve a menção de que quando defeitos moleculares são inseridos repetidamente em uma estrutura de anel de benzeno de um nanofio de diamante, essa fibra se torna maleável – e com a formação molecular adequada, eles podem se tornar “ideais para a criação de nano-arquiteturas tridimensionais extremamente fortes”.

Vale mencionar que, até o momento, tais estruturas só foram testadas em simulações, portanto não há como saber o quanto elas suportariam na prática. Há indícios de que provavelmente elas sejam capazes de suportar um elevador espacial (o que por si só já seria algo digno de nota, uma vez que ele precisaria viajar muitos quilômetros acima da Terra para concluir sua missão).

Entretanto, ainda há a preocupação de que talvez os nanofios de diamante podem acabar se tornando frágeis com o tempo – se isso é verdade, apenas um período maior de estudo será capaz de dizer.

Você acha que os nanofios de carbono podem se tornar mais populares que o grafeno? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.