'Holograma acústico': veja uma bola levitando com a força do som

1 min de leitura
Imagem de: 'Holograma acústico': veja uma bola levitando com a força do som

Ciência, senhor Branco! O que você está prestes a ver é chamado de "holograma acústico". Contudo, o maquinário parece ser algo saído de franquias como Star Trek. Esse modo de levitação e manipulação de pequenos objetos, ao qual você assiste lá embaixo, foi publicado na Nature Communications nesta semana.

De acordo com o relatório, os pesquisadores criaram um conjunto de alto-falantes em miniatura que alcançam ondas sonoras agudas e de alta intensidade. Dessa maneira, ao utilizar um objeto pequeno, é possível criar um "campo de força" que segura a peça em um certo lugar — eles também foram capazes de movimentar e rotacionar o objeto.

Como você pode notar no artigo da Nature, os pesquisadores criaram vários tipos de "hologramas acústicos": um que age como se fossem dois dedos, um vórtex que suga objetos e uma "caixa de som" que prende a peça por todos os lados.

Já imaginou o que vai ser possível fazer com uma tecnologia dessas no futuro? Talvez, quando bem desenvolvida, poderemos aposentar os andaimes de construção? Ou, ainda, mexer com partículas em cirurgias delicadas? Por enquanto, tudo não passa de especulação, mas o futuro é maravilhoso, meus amigos.

O que você acha da tecnologia de "holograma acústico"? Comente no Fórum do TecMundo

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.