Ao infinito e além! Recorde de lançamento de foguetes de água é quebrado

1 min de leitura
Imagem de: Ao infinito e além! Recorde de lançamento de foguetes de água é quebrado
Imagem: YouTube

Durante o Ensino Fundamental e Médio, muitos de nós realizaram experiências de ciências, não é mesmo? Além do famoso “Coca-Cola com Mentos”, havia o foguete de água pressurizada, no qual é combinado água, ar e muita pressão. Apesar de ser uma “brincadeira”, alguns pesquisadores da Universidade de Cape Town, na África do Sul, levaram a sério o projeto escolar e conquistaram o recorde mundial com 830 metros de altura.

Sim, é exatamente isso. Com apenas H2O e ar – ou seja, sem combustíveis ou explosões –, os cientistas conseguiram lançar uma garrafa a quase 1 quilômetro de altura. O número bate a marca anterior, que era de 623 metros. Toda a ação foi filmada com uma câmera, e você pode conferir abaixo a partir dos 11’30” do vídeo:

Apesar de os pesquisadores utilizarem apenas materiais básicos para o lançamento, a estrutura do “foguete” não é uma simples garrafa PET, como nós estamos acostumados a fazer. O componente foi feito com fibra de carbono, que reduz significativamente o peso do aparato, e mede cerca de 2,74 metros.

Você já lançou foguetes de água? Qual foi o recorde de altura? Comente no Fórum do TecMundo

O impulso gerado pela experiência foi de 545 quilos e, em meio segundo de ascensão, ela já batia a velocidade máxima de 550 quilômetros por hora. Essa marca é maior do que a velocidade final de qualquer carro esportivo do mercado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.