Cientista cria OLED flexível que pode revolucionar as telas de wearables

1 min de leitura
Imagem de: Cientista cria OLED flexível que pode revolucionar as telas de wearables

Nos últimos anos, um dos segmentos da tecnologia que mais tem se desenvolvido é o de wearables — os aparelhos vestíveis. Mas é claro que ainda existem muitos desafios que cientistas e engenheiros precisam vencer para que seja possível ampliar as possibilidades do mercado. E é preciso dizer que os avanços continuam acontecendo de um modo bem interessante.

Uma prova disso está nos trabalhos de pesquisadores ligados ao KAIST (Instituto de Ciência e Tecnologia Avançada da Coreia do Sul). Um novo trabalho publicado pelo insituto mostra que o professor Kyung Choi está conseguindo criar LEDs que se comportam como fibras — o que é vital para que eles possam ser criados como tecidos para os produtos.

Como mostra o GizMag, o professor Choi disse: "Nossa pesquisa trará uma tecnologia essencial para o desenvolvimento de LEDs em fibras, o que é fundamental para a fabricação de tecidos. Nós esperamos que isso permita a diminuição das barreiras dos displays vestíveis no mercado.". Mas como isso pode ser feito?

O grande trunfo

Para que seja possível criar os LEDs tecidos, o KAIST utilizou uma técnica de "dip coating" (Revestimento por Imersão). Isso significa que as fibras são colocadas em uma solução e depois passa por um processo de deposição dos materiais orgânicos que darão origem aos LEDs, que na verdade são OLEDs. Os cientistas agora estudam formas de levar isso para produtos comerciais

Em que produtos você gostaria de ver as fibras de LEDs? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.