Poderoso: cientistas japoneses usam laser com 2 quadrilhões de watts

1 min de leitura
Imagem de: Poderoso: cientistas japoneses usam laser com 2 quadrilhões de watts
Imagem: Laser Pointer Pro

O Japão nos surpreende mais uma vez – e dessa vez não é com uma tecnologia absurda ou algum monstro capaz de escalar prédios, mas com um laser com 2 quadrilhões de watts (caso queria ver isso por extenso, estamos lidando com o seguinte número: 2.000.000.000.000.000, também conhecido como 2 petawatts) que foi usado por cientistas da Universidade de Osaka.

O laser em questão foi disparado com o auxílio de uma máquina chamada LFEX (sigla para Laser for Fast Ignition Experiments) que tem cerca de 91 metros de comprimento, e o ápice do foco de energia durou 1 picosegundo (ou um trilionésimo de segundo). Essa quantidade foi forte o suficiente para fazer um micro-ondas funcionar por dois segundos.

Esquema mostra o funcionamento da Laser for Fast Ignition Experiments

Também houve a menção de que não foram necessárias grandes correntes para fazer a máquina funcionar, pois foi usado um sistema de amplificação de sinais por meio de uma série de lâmpadas de vidro que ficaram espalhadas dentro do dispositivo.

“Com o acirramento da competição mundial para melhorar o desempenho dos lasers, nossa meta é aumentar a sua saída para 10 petawatts [que equivaleria a 10.000.000.000.000.000]”, explicou Junji Kawanala, um dos responsáveis pelo projeto.

Curiosidade

Se a essa altura do campeonato você está curioso para encontrar algum tipo de comparação, basta saber que o raio gerado pela LFEX gerou um volume de energia concentrada quase mil vezes maior que todo o consumo de eletricidade do planeta. Pouca coisa, não é?

Será que os pesquisadores japoneses vão conseguir usar um laser de 10 petawatts? Comente no Fórum do TecMundo

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.