Cientistas estão desenvolvendo sistema Wi-Fi que conta pessoas em ambientes

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas estão desenvolvendo sistema Wi-Fi que conta pessoas em ambientes

Cientistas da Universidade da Califórnia (Santa Bárbara) estão desenvolvendo um novo e revolucionário sistema que pode permitir uma série de possibilidades ao mercado internacional. Por meio de mecanismos Wi-Fi, os cientistas querem fazer com que seja mais fácil realizar a contagem de pessoas em ambientes determinados — internos ou externos.

Isso acontece por causa da instalação de dois equipamentos de emissão e recepção de sinal, que ficam trocando informações constantemente. O sinal trocado nessa operação é estável em velocidade e potência, pois originalmente não possui qualquer interferência. Quando alguma pessoa passa entre os dois equipamentos, o sinal é afetado e o sistema interpreta a presença dela — sendo que o mesmo vale para quando há mais pessoas no local.

Ainda são necessários alguns ajustes para que o sistema funcione da maneira que os desenvolvedores desejam, mas nos testes mostrados no vídeo é possível ver que o futuro da tecnologia é promissor. Os cientistas (liderados pela professora Yasamin Mostofi) já mostram uma grande gama de possibilidades para o recurso.

Eles esperam que a tecnologia possa ser empregada em residências ou estabelecimentos comerciais para que a detecção de pessoas seja convertida em economia de energia — apagando luzes ou desativando condicionadores de ar, por exemplo. Ainda não se sabe quando os pesquisadores vão levar a novidade para o mundo comercial.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.