Star Trek? Alumínio transparente pode proteger o seu smartphone

1 min de leitura
Imagem de: Star Trek? Alumínio transparente pode proteger o seu smartphone

A US Naval Research Laboratory (NRL) anunciou um grande avanço na construção do espinélio: o alumínio transparente, como foi batizado. De acordo com os pesquisadores, o nome foi escolhido por causa de uma icônica cena em Star Trek.

O espinélio tem uma fórmula química resistente e durável, sendo quase tão duro quanto a safira. "Na verdade, ele é um mineral, é aluminato de magnésio", explica o Dr. Jas Sanghera, que ainda diz que este material é mais fino e tem melhor desempenho do que o vidro. "Para plataformas que sustentam peso — como veículos não tripulados e capacetes —, é uma tecnologia inovadora", comenta Sanghera.

A NRL acredita que o alumínio transparente pode ter uso militar, já que raios infravermelhos passam diretamente por ele. Além disso, foi descoberto como moldar o material em várias formas diferentes: parte de um avião, de um drone, janela blindada para veículos e até telas de smartphones.

Faz algum tempo que empresas querem trabalhar com a safira como tela de celulares. Até hoje, a Kyocera tem um dos únicos modelos do tipo no mercado. Com a introdução do alumínio transparente, será que esta meta vai mudar?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.