Computadores podem reconhecer idade biológica de pessoas pelo rosto

1 min de leitura
Imagem de: Computadores podem reconhecer idade biológica de pessoas pelo rosto
Imagem: Shanghai Institutes of Biological Sciences

Um estudo feito recentemente por pesquisadores chineses do Shanghai Institutes of Biological Sciences in China revelou que é possível identificar a idade biológica de uma pessoa usando apenas um computador.

De acordo com as informações divulgadas, o processo começa com a obtenção de uma imagem tridimensional do rosto que será analisado para observar alguns aspectos relacionados a mudanças que ocorrem ao longo do tempo, como alterações na pele e a distância entre o nariz e a boca.

Os testes em questão foram feitos com 322 voluntários com idades entre 17 e 77 anos, e para isso foram feitas comparações entre os resultados obtidos com os algoritmos do computador e marcas biológicas encontradas em exames de sangue. Enquanto os primeiros geralmente revelavam que os participantes eram em média seis anos mais velhos, os marcadores indicaram que as pessoas analisadas realmente estavam biologicamente mais velhas por conta de sinais como nível de colesterol.

Segundo os responsáveis pelo estudo, a ideia é que o algoritmo obtido com esse projeto permita a criação de um aplicativo que possa ser usado por médicos para estimar a idade biológica da pessoa e o motivo que está fazendo com que ela envelheça mais rápido, seja por falta de exercício, uma dieta que não é muito adequada ou algo mais sério.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.