MIT cria cadeira que 'se monta sozinha' [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: MIT cria cadeira que 'se monta sozinha' [vídeo]
Imagem: MIT

Se você nunca precisou montar um móvel, provavelmente não vai apreciar com a devida empolgação esse vídeo. Pesquisadores do MIT, nos EUA, criaram uma minicadeira capaz de se montar sozinha dentro de um tanque com água corrente. As peças possuem imãs em suas conexões e, com a ajuda do movimento da água, conseguem se conectar.

Como você pode perceber no vídeo, esse procedimento não é nada rápido ou revolucionário. A montagem dessa cadeirinha levou sete horas para ser concluída e é basicamente uma experiência feita para provar que isso é possível. Entretanto, com métodos e tecnologia atuais, isso ainda não é uma realidade prática para um usuário básico. Ou seja, você não poderá — pelo menos por enquanto — comprar um armário e apertar um botão para ele se montar sozinho na sua casa.

O projeto é de Skylar Tibbits e seu grupo de pesquisadores. Montada, a cadeira tem uma área de 15 cm² “para sentar”, mas naturalmente não permite que nada se sente nela, uma vez que se trata de uma estrutura frágil.

Athina Papadopoulou, integrante do grupo que desenvolveu o projeto, contou ao Wired que a ideia foi fazer o pequeno móvel se montar sem que houvesse muito controle por parte dos pesquisadores ou qualquer interferência humana direta. A corrente de água tem força e direção aleatória, e as peças não foram criadas para fazer encaixes absolutamente perfeitos ou firmes. Eles queriam um equilíbrio entre caos e controle.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.