Sabia que existe um site onde os médicos postam radiologias bizarras?

1 min de leitura
Imagem de: Sabia que existe um site onde os médicos postam radiologias bizarras?
Imagem: Radiopaedia

Quando você precisa encontrar uma imagem, seja para ilustrar um trabalho, conferir uma informação qualquer ou para matar a curiosidade mesmo, você provavelmente apela para o bom e velho Google — e ele quase sempre traz ilustrações da Wikipédia entre os resultados. Pois há cerca de 10 anos, o médico australiano Frank Gaillard decidiu criar a Radiopaedia, uma espécie de Wikipédia dedicada exclusivamente às radiografias.

De acordo com o portal ABC News, a ideia de criar o site surgiu enquanto Gaillard fazia residência para se tornar radiologista. Segundo o médico, naquela época os especialistas estavam começando a deixar de lado as radiografias convencionais para visualizar os casos através dos computadores. No entanto, ele percebeu que não existia um local onde essas imagens poderiam ser armazenadas para referência — e assim nasceu a Radiopaedia.

Compartilhando casos

Um olho com rímel e o outro não

Em um primeiro momento, o site era, na verdade, uma espécie de coleção pessoal de Gaillard. No entanto, um dia o médico se deu conta de que se deparava com casos incríveis todos os dias no hospital, aos quais apenas ele tinha acesso. Gaillard também percebeu que existiam milhares de radiologistas na mesma situação, e foi então que ele decidiu o tornar o site público e permitir que especialistas do mundo inteiro pudessem acessar e compartilhar radiografias.

Em realidade, o site foi pensado para servir como uma ferramenta de referência para profissionais da área médica de qualquer parte do mundo. No entanto, sabe quando Gaillard disse que ele e outros especialistas se deparam com coisas incríveis nos hospitais? Bem, ele não estava brincando, e é claro que entre os mais de 17,6 mil casos disponíveis na Radiopaedia, existem inúmeras radiografias pra lá de bizarras. Basta bisbilhotar para encontrar.

Veja algumas que nós aqui do Mega Curioso reunimos para você conferir:

1 – Dimelia Ulnar

Problema também conhecido como "Síndrome da Mão em Espelho"

2 – Anzol preso em uma orelha

3 – Traficante transportando cocaína

4 – Paciente com querubismo

5 – Mão com ectrodactilia

6 – Ferimentos provocados por arma de fogo

7 – Perfuração por faca

8 – Parafuso no pé

9 – Desodorante preso no reto

10 – Vibrador entalado

11 – Vidro de café solúvel

12 – Latinha de tinta em spray

13 – Uma laranja

14 – Um ovo

15 – Uma berinjela. Inteira.

Quer ver mais radiografias como essas? Então, não deixe de vasculhar a Radiopaedia através deste link. E divirta-se!

Via MegaCurioso

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.