Que a Terra parece estar ficando cada vez mais quente ficou claro nas altas temperaturas registradas nos últimos meses, não é mesmo? Cientistas em todo mundo estão quebrando a cabeça para reverter a situação, e, agora, um relatório do National Academy of Sciences avaliou duas das soluções apontadas como "hack" climático.

A primeira delas é a "modificação do albedo", que é a mudança na quantidade de calor que a Terra reflete de volta para o espaço. Atualmente, esse valor é de 30%, e o método possui a vantagem de ter efeito imediato.

A comissão entende que os riscos ambientais, sociais, legais, econômicos, ético e políticos da modificação de albedo precisam ser mais estudados. Além disso, a técnica não combate os impactos do dióxido de carbono na atmosfera, como a acidificação dos oceanos.

Já a remoção do dióxido de carbono, o segundo método, pode atacar a principal causa da mudança de clima, mas é um processo mais lento e que precisa de mais pesquisa para ser eficiente. Por isso, o estudo recomenda mais estudos e investimentos para sequestrar o gás de forma que o processo custe cada vez menos.

O relatório também incentivou a continuidade das iniciativas que diminuem a emissão dos gases causadores d o efeito estufa, já que há tecnologia para isso, e os riscos são reconhecidamente baixos.

Cupons de desconto TecMundo: