Cientistas criam liga metálica leve como o alumínio e forte como o titânio

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas criam liga metálica leve como o alumínio e forte como o titânio
Imagem: Fundição Moreno

Um grupo formado por pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, e da Universidade do Qatar desenvolveu uma nova liga metálica que consegue ser tão forte quanto o titânio ao mesmo tempo que é tão leve quanto o alumínio. Ainda sem um nome próprio, a mistura de alta entropia possui uma relação resistência/peso maior que a de qualquer outro composto feito a partir de metais conhecidos.

As ligas metálicas de alta entropia são materiais feitos a partir de cinco ou mais metais em quantidades aproximadamente iguais. Os estudiosos envolvidos na criação da novidade combinaram lítio, magnésio, titânio, alumínio e escândio para criar a substância, que conta com uma estrutura nanocristalina responsável por sua resistência elevada e grande leveza.

Segundo a equipe, a nova liga poderia ser utilizada em uma ampla quantidade de produtos, como automóveis, aviões ou até mesmo dispositivos protéticos avançados. No entanto, o fato de a substância ser formada por 20% de escândio – um metal raro e extremamente caro – dificulta sua aplicação. Segundo Carl Koch, coordenador do estudo, um dos próximos passos é tentar substituir ou eliminar o escândio da mistura.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.