Juno: máquina de análise de genoma traz novas possibilidades a cientistas

1 min de leitura
Imagem de: Juno: máquina de análise de genoma traz novas possibilidades a cientistas

Você pode até pensar que uma máquina que analisa o genoma humano não faz diferença na sua vida, mas é preciso ter em mente que esse tipo de equipamento é de suma importância para a humanidade. É com essas análises que os cientistas podem descobrir uma série de pré-disposições genéticas, por exemplo. Mas como você deve imaginar, isso está muito longe de ser um processo simples.

Hoje, cientistas precisam de equipamentos laboratoriais bem complexos para que possam realizar qualquer análise de genoma. Mas uma máquina desenvolvida pela Fluidigm pode revolucionar esse tipo de situação. A empresa acaba de anunciar a Juno, uma máquina capaz de diagnosticar pacientes com muita rapidez e facilidade — reduzindo o tempo e os custos do procedimento.

Utilizando apenas uma máquina, o processo todo pode ser reduzido em mais de duas horas, sendo ainda que a quantidade de material genético necessária é menor do que a de sistemas comuns. Todas as interações entre usuário e sistema acontecem por meio de uma tela sensível ao toque anexada à Juno, dispensando qualquer teclado ou telas pequenas como as presentes em equipamentos mais antigos.

É claro que esse tipo de equipamento ainda não será vendido para consumidores individuais, pois ele é totalmente voltado para laboratórios, cientistas e pesquisadores voltados ao assunto. Mas será que no futuro não será possível utilizarmos máquinas de análise do genoma portáteis e individuais? Certamente elas permitiram que soubéssemos quais são os problemas que possuímos com muito mais precisão.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.