MagMIMO: tecnologia de recarga sem fio funciona como a internet WiFi

1 min de leitura
Imagem de: MagMIMO: tecnologia de recarga sem fio funciona como a internet WiFi

Uma tecnologia de recarga sem fio chamada MagMIMO desenvolvida nos laboratórios do MIT — o respeitado Instituto de Tecnologia do Massasshusetts — está dando o que falar na imprensa internacional. Isso acontece porque ela está levando as possibilidades dos sistemas atualmente no mercado para patamares muito mais avançados — ampliando em muitas vezes os resultados dos produtos atuais.

Os sistemas que estão disponíveis atualmente não chegam aos cinco centímetros de alcance, mas o MagMIMO promete até 30 centímetros. Isso significa que o recurso permitiria a utilização dos aparelhos durante o carregamento, enquanto ele está sobre alguma mesa ou escrivaninha, por exemplo. O melhor de tudo é que isso aconteceria sem as limitações de um cabo.

Mas como acontece isso? O segredo do MagMIMO está no fato de que a tecnologia emprestou alguns conceitos diretamente de roteadores mais avançados de internet sem fio. Por exemplo: quando um roteador detecta que existem dispositivos tentando se conectar, ele pode direcionar o sinal para que a força das transmissões seja aumentada. No MagMIMO, em vez de sinal de intenet isso acontece com um campo magnético.

Ou seja, ondas eletromagnéticas são direcionadas para os aparelhos que vão ser recarregados e mesmo que sejam movimentados não há perda de qualidade. Os experimentos têm mostrado bons resultados e espera-se que o alcance chegue a 30 cm em breve. Será que nos próximos anos será possível carregar nossos eletrônicos com ainda mais liberdade?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.