Cientistas conseguem fabricar nanofios de diamante

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas conseguem fabricar nanofios de diamante
Imagem: Extreme Tech

Achava que os nanotubos de carbono são o material mais forte que podemos encontrar? Pois é melhor pensar de novo: uma pesquisa publicada no site Nature.com afirma ter criado nada menos que nanofios de diamante capazes de superar qualquer outro material em resistência.

O material foi feito submetendo o benzeno a pressões altíssimas e, em seguida, diminuindo essa pressão lentamente. Com isso, o elemento teve tempo de realinhar seus átomos, criando ligações na forma de tetraedros organizados de maneira quase perfeita, em uma linha que era, ao mesmo tempo, maleável e incrivelmente resistente.

"É como se um joalheiro incrível tivesse amarrado juntos os menores diamantes possíveis para formar um longo colar em miniatura," disse John Badding, líder da equipe de pesquisadores da Universidade da Pensilvânia. "Como essa fibra é essencialmente diamante, esperamos que ela se mostre extremamente rígida, extremamente forte - e extremamente útil.", continuou.

Definitivamente, ter um fio inquebrável parece uma ótima ideia; a única má notícia de tudo isso é, como sempre, na hora de aplicar isso de maneira prática. Até o momento, produzir nanofios de diamante em massa é, no mínimo, um trabalho extremamente lento, já que a necessidade de altíssimas pressões limitam a produção do fio a apenas alguns milímetros cúbicos por vez. Vamos torcer que uma resposta seja encontrada o quanto antes.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.