Cientistas conseguem reconstruir sons ao filmar vibrações em batatinhas

Imagem de: Cientistas conseguem reconstruir sons ao filmar vibrações em batatinhas

Um grupo de cientistas do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) descobriu que é possível reconstruir sons a partir das vibrações provocadas em determinada superfície. Um experimento com um saco de batatas fritas, filmado com uma câmera de alta velocidade, provou que eles são capazes de reproduzir discursos e músicas inteiras através apenas da imagem.

Apesar de o saco ser o exemplo que ficou mais marcado, a pesquisa também conseguiu reproduzir os sons captados em outras superfícies, como folhas de uma planta e um copo d'água. As vibrações capturadas pelas câmeras não são observáveis pelo olho humano, mas mesmo a reprodução de vídeos criados com câmeras digitais normais forneceram material suficiente para que o som fosse reconstituído.

Para Alexei Efro, um dos pesquisadores do projeto: “Nós somos cientistas, e às vezes vemos esses filmes, como os do James Bond, e pensamos ‘isto é apenas um teatro hollywoodiano, é impossível de ser feito, é ridículo’. De repente, agora temos isso. É como se tivesse saído de um thriller forense. Você sabe que o assassino admitiu sua culpa porque podemos entender o que ele disse graças à câmera de segurança do local que filmou um saco de batata em cima da mesa.” O estudo completo será publicado na conferência de computação em Siggraph.

Você poderá conferir um pouco sobre como funciona este processo no vídeo a seguir: