A última vez que a sonda espacial ISEE-3 (International Sun Earth Explorer-3) disparou os seus propulsores foi há quase 20 anos. A nave foi lançada pela NASA em 1978 para medir os ventos solares, mas foi desativada em 1997, quando a sua missão no espaço terminou.

No entanto, em 2008, um grupo de ex-funcionários da NASA descobriu que a sonda ainda estava transmitindo um sinal. Assim, eles começaram um esforço enorme através de crowdfunding para arrecadar cerca de US$ 150 mil e fazer com que a sonda fosse salva.

ISEE-3 ressurge

Neste final de semana, a equipe deu um grande passo, trazendo a sonda de volta à ativa, ligando com sucesso os propulsores da ISEE-3 e a movimentando para uma nova orientação que torna mais fácil a comunicação.

Foram necessários vários dias de comandos e testes para que a equipe tivesse sucesso. Ela também capturou alguns sinais de magnetômetro da sonda e uma detecção de um evento solar em 1 de julho. O próximo passo será dado nesta terça-feira (8), com o intuito de fazer com que o propulsor mude a trajetória do ISEE-3.

Cupons de desconto TecMundo: