Imagem de: Tecido incrível consegue resistir a alumínio fundido e permanecer intacto

Tecido incrível consegue resistir a alumínio fundido e permanecer intacto

1 min de leitura
Avatar do autor

Com a evolução da tecnologia, podemos perceber que diversas coisas que nós acreditávamos existir só em livros e filmes de ficção científica se tornam completamente reais. A novidade da vez é um tecido que foi desenvolvido para suportar altas temperaturas sem sofrer danos e absorver o calor sem grandes dificuldades.

O programa Showdown of The Unbeatables, recentemente estreado no canal National Geographic, realizou diversos testes para comprovar que este produto mágico realmente funciona. Entre eles, o que mais chamou a atenção foi a experiência realizada com uma porção considerável de alumínio aquecido a aproximadamente 1.500 graus Fahrenheit (aproximadamente 815 ºC).

O resultado foi impressionante, fazendo com que o material de metal fundido fosse derramado sobre uma superfície protegida pelo tecido sem sofrer qualquer tipo de deformação. Provavelmente você está se perguntando qual que é o segredo que está por trás deste tecido tecnológico.

Trata-se de um produto chamado CarbonX. Ele é vendido por uma empresa chamada Tex Tech Industries, que por sua vez trabalha no ramo de fabricação de tecidos especiais para aviões, equipamentos de segurança, bolas de tênis e até mesmo para fins militares.

Como funciona?

O truque deste material consiste em utilizar fibras de acrílico que são incineradas para realizar um processo parcial de carbonização. Este processo garante que o tecido não derreta ou queime graças ao núcleo que é queimado por completo no momento do contato com o calor intenso, fazendo com que a energia térmica seja absorvida.

O tecido CarbonX é muito fino e flexível, tornando-o ideal para motoristas de carro, dublês de filmes de ação (principalmente os do Michael Bay) e bombeiros. E, por mais que ele seja completamente explicado pela ciência, eu ainda acredito que esse tecido deve ser feito da pele do Chuck Norris.

Fontes

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Tecido incrível consegue resistir a alumínio fundido e permanecer intacto