Nikon mostra como o mundo visto sob um microscópio é surpreendente

1 min de leitura
Imagem de: Nikon mostra como o mundo visto sob um microscópio é surpreendente

Todos os anos, a Nikon promove o campeonato “Small World in Motion Competition” (Competição Pequeno Mundo em Movimento, em uma tradução livre), destinado a reunir os melhores vídeos do mundo produzido com o auxílio de microscópios. Anunciados na última quinta-feira (25), os vencedores da edição 2013 do evento mostram o quanto o mundo pode ser surpreendente e estranho quando visto sob as lentes apropriadas.

Gravado pelo Dr. Gabriel G. Martins, da Universidade de Lisboa, o vídeo que abre esta matéria (e que venceu a competição) mostra a reconstrução 3D de um embrião de codorna. Formado por mais de 1 mil imagens capturas de forma separada, o projeto mostra todos os detalhes impressionantes da anatomia do pequeno pássaro.

A gravação que conquistou o segundo lugar foi realizada por Michael Weber, do Instituto Max Planck de Biologia Celular e Molecular e Genética. O vídeo mostra nada menos que o pequeno coração de um peixe-zebra com somente dois dias de idade, que mede somente 250 micrometros — certamente algo que não se vê todos os dias.

Por fim, o terceiro lugar foi conquistado pelo Dr. Lin Shao do Instituto Howard Hughes de Medicina em Ashburn, Virginia. O projeto realizado por ele mostra as primeiras imagens 3D detalhando o funcionamento de uma mitocôndria presente em uma célula viva, algo que só foi possível graças ao uso de um microscópio com lente grande-angular equipado por um sistema especial de iluminação.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.