Conheça a "cidade mecânica" que poderia fertilizar o deserto

1 min de leitura
Imagem de: Conheça a "cidade mecânica" que poderia fertilizar o deserto

Você viveria em uma cidade como essa? (Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

Já imaginou viver no deserto? Não deve ser nada muito agradável. Além do calor, você teria que enfrentar a escassez de praticamente tudo o que se precisa para viver atualmente. Entretanto, essa história poderia ser bem diferente caso você pudesse morar em uma cidade como essa criatura mecânica imaginada pela arquiteta Stephane Malka — associada ao Yachar Bouhaya Architect. Trata-se da Green Machine, uma cidade sobre uma plataforma que ficaria passeando pelo deserto a fim de tornar seu solo produtivo.

De acordo com o projeto, as pernas da cidade mecânica teriam esteiras na frente e atrás. Com isso, a primeira passaria arando o terreno enquanto a segunda injetaria minerais, água e sementes para que vários tipos de vegetação pudessem crescer. Com o tempo e com a repetição desse procedimento, espera-se que o solo do deserto pudesse se tornar mais produtivo, tanto para fins de cultivo quanto para a simples expansão da área verde do planeta.

O conceito de uma cidade móvel nesses moldes não é exatamente uma novidade. Malka simplesmente recriou a ideia para uma finalidade mais produtiva que a simples movimentação de uma cidade, como previam modelos anteriores criados a partir da década de 1960.

Tudo "feito em casa"

Para sobreviverem, os moradores contariam com tudo o que uma pequena cidade precisa: escolas, indústrias e sistemas de abastecimento de água e eletricidade, que seriam feitos através desses balões para condensar água do ar e painéis solares espalhados pela plataforma. Além da produção de sua própria água e eletricidade, a cidade seria praticamente autossustentável, produzindo comida em fazendas para seus moradores e outros produtos de primeira necessidade.

Não há, entretanto, estudos de viabilidade econômica para tal projeto, algo fundamental para uma empreitada de verdade para criar uma cidade assim. Fora isso, as cidades móveis parecem mais refúgios para a humanidade em épocas difíceis do que realmente algo para um futuro próximo.

Fontes

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.