(Fonte da imagem: Reprodução/Visua.ly)

Muitas vezes é difícil enxergar coisas complexas como a velocidade da luz sob uma perspectiva que pareça real – o número é tão grande que se torna extremamente complexo de se imaginar com precisão. É por esse motivo que o tipo de gráfico acima, em que se estabelece a comparação com coisas que você pode imaginar (ou quase) mais facilmente, torna-se bastante útil.

Na visualização, em que o comprimento de cada arco represente a velocidade de um dos objetos de estudo, podemos ver que o corredor Usain Bolt mal dá as caras, enquanto um guepardo consegue fazer uma aparição ao menos decente. Um supercarro como o Bugatti Veyron e um trem-bala aumentam um pouco a competição, chegando relativamente mais perto da velocidade do som.

As coisas mudam consideravelmente de figura quando o foguete-planador experimental HTV2 e a sonda espacial New Horizons entram na disputa, levando a escala para níveis muito superiores. Mesmo assim, ainda estamos terrivelmente longe de nos tornamos capazes de alcançar a velocidade da luz, que se fosse completamente mostrada, ainda daria outras 18,135 voltas na imagem.

Cupons de desconto TecMundo: