Titan Arm: o exoesqueleto de peças criadas em impressoras 3D [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Titan Arm: o exoesqueleto de peças criadas em impressoras 3D [vídeo]

Você precisa erguer alguma estrutura que pesa muito mais do que você aguenta? Pois saiba que existem algumas ferramentas que tornam esse tipo de atividade possível e a que mostramos nesta notícia certamente vai deixar você de boca aberta. Estamos falando do Titan Arm, que funciona como um exoesqueleto, aplicando estruturas de um braço robótico para ampliar o poder do braço humano.

O projeto foi criado por quatro estudantes norte-americanos, todos envolvidos com engenharia. O mais curioso do Titan Arm é que, diferente de outros exoesqueletos criados com ferramentas pesadas, ele é construído com peças que podem ser impressas em impressoras 3D. O valor envolvido nisso também é interessante, pois estima-se que a produção do Titan Arm custe apenas US$ 2 mil — o que é 50 vezes menos que outras estruturas.

Até o momento, com as presentes fases do protótipo, é possível aumentar a força dos braços humanos de modo que 18 quilogramas sejam erguidos sem qualquer esforço. Isso pode ainda ser aumentado de acordo com as peças que forem aplicadas na estrutura principal — pois segundos os inventores do Titan Arm, ele permite rápidas e eficientes customizações em suas peças.

Além de garantir mais força para o carregamento de peso, os criadores do Titan Arm também pretendem fazer com que ele seja utilizado em sistemas de reabilitação. Dessa forma, pessoas com dificuldades de movimentação poderiam ter os músculos estimulados sem precisarem utilizar de força excessiva. O projeto foi premiado nos Estados Unidos com US$ 45 mil, que serão empregados em pesquisas e desenvolvimento para a aplicação comercial do Titan Arm.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.