Ingleses criam forma barata de produzir fogo a partir de água

1 min de leitura
Imagem de: Ingleses criam forma barata de produzir fogo a partir de água

De vez em quando, aparece algum químico na TV ou até mesmo em vídeos pela internet mostrando algumas reações entre elementos que produzem os efeitos mais pitorescos que se pode imaginar. Ainda assim, a maioria raramente representa alguma novidade de fato e mais raro ainda traz qualquer utilidade que possa realmente ajudar algum setor a se desenvolver.

Nesse sentido, um novo conceito foi mostrado recentemente por pesquisadores ingeles — essa chama que você vê, apesar de não ser um efeito espetacular, é o produto de um dos compostos mais simples que se pode imaginar: a água.

Se você não sabia que era possível obter fogo a partir de água, isso pode soar mais espetacular do que realmente é. Mas o que chama atenção aqui é o fato de finalmente um sistema eletrolisador conseguir separar o oxigênio do hidrogênio presentes na água de forma barata osuficiente para que o procedimento seja utilizado largamente.

Como você confere nas imagens, a chama produzida pelo procedimento pode ser utilizada para soldar e cortar metais como qualquer outra proveniente de gases diferentes. Além do mais, existe ainda uma grande vantagem. Como a chama é produzida a partir de oxigênio e hidrogênio, seu único produto é a água. Ou seja, você separa os elementos que compõem o líquido para depois juntá-los novamente no mesmo composto. Seria um sistema livre de poluição.

Até o momento, o equipamento chamado SafeFlame está sendo produzido apenas para utilização industrial em maçaricos. Dessa forma, o seu uso está limitado ao derretimento de metais e qualquer outra utilidade que demais equipamentos do gênero possuem. Ainda assim, não há nenhuma informação sobre a utilização de água como combustível para qualquer outro tipo de equipamento.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.