O que você faria se pudesse "esconder" o tempo? (Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

Se você já achava as capas de invisibilidade legais, que tal dar uma olhada em uma “capa do tempo”? Na verdade o dispositivo do qual estamos falando não é exatamente uma capa, mas ainda assim consegue esconder minutos no fluxo temporal ou tornar determinados momentos invisíveis.

Não se trata de uma máquina do tempo ou coisa assim, já que não é possível congelar um relógio ou mandá-lo para 1500 e assustar os índios, por exemplo. O que a invenção dos matemáticos da Northwestern University faz é impedir que você veja o que aconteceu em determinado momento.

Ou seja, o truque faz parecer que as coisas pararam no tempo, quando na verdade o que parou foi a luz. O dispositivo que você vê na imagem consegue transmitir um feixe de luz através de um sistema de espelhos que desacelera a velocidade com que ela viaja e, em seguida, deixa tudo normal outra vez. Assim, se esse feixe de luz estiver iluminando um relógio, por exemplo, você veria o ponteiro ficar congelado por um tempo e, em seguida, pular para outra marcação sem ter de fato passado pelo minuto “x”. Pronto, o tempo foi manipulado.

Esquema de espelhos impede que a luz chegue a seus olhos na velocidade necessária. (Fonte da imagem: Reprodução/Northwestern University)

Esse sistema de manipulação da velocidade da luz já era conhecido pela física e outros estudiosos conseguiram trabalhar com isso. Contudo, eles usavam lentes para refletir a luz, o que não se mostrava muito eficiente. Isso porque, até então, o máximo de tempo que fora escondido por eles com luz refletindo em lentes não passou de 120 nanosegundos.

A invenção dos pesquisadores da Northwestern University, entretanto, foi simplificada com espelhos em vez de lentes e pode esconder até minutos inteiros no tempo. Imagine só como seria presenciar uma situação como essa. Algumas pessoas, inclusive, já pensaram em utilidades criminosas para essa técnica, que poderia enganar câmeras de segurança facilmente enquanto coisas preciosas “desapareciam” sem deixar qualquer pista.

Cupons de desconto TecMundo: