Robô humanoide chinês bate recorde ao subir escada de 134 degraus em parque
Projeto conhecido como Tien Kung foi o primeiro a percorrer essa distância em um ambiente externo

20/02/2025, às 13:00
)
Um robô humanoide desenvolvido na China e chamado de Tien Kung bateu um novo recorde de mobilidade. O androide conseguiu subir um grande lance de escadas com 134 degraus em um ambiente externo, representando um marco para esse tipo de equipamento.
O feito foi registrado em vídeo e é considerado impressionante por vários motivos. Para começar, o experimento foi realizado em um parque, não em laboratórios com maior controle por parte dos pesquisadores — assim como costuma acontecer com o famoso Atlas, o projeto de longa duração e alta popularidade da Boston Dynamics. Além disso, a locomoção era considerada difícil: os degraus são altos, irregulares em tamanho e alguns até apresentavam imperfeições ou partes quebradas.
Um dos diferenciais do robô está no método de navegação. Em vez de escanear o local com antecedência e prever os melhores movimentos, ele trabalha com sensores, uma câmera e um conjunto de algoritmos que decidem em tempo real o próximo passo — permitindo assim uma navegação mais dinâmica e natural.
- Saiba mais: Cobots: o que são os robôs colaborativos?
O Tien Kung é uma criação do National and Local Co-built Embodied AI Robotics Innovation Center, uma companhia de Pequim fundada em 2023 que recebe subsídios locais e do governo chinês nas pesquisas. Em outros testes, ele conseguiu correr a uma velocidade de 12 km/h, manter a estabilidade em duas pernas mesmo após sofrer algum impacto e se locomover em condições adversas, como no caso de neve.
O atual setor de robôs humanoides
A ideia do laboratório chinês é utilizar o Tien Kung ou uma versão mais avançada dele em atividades industriais no futuro. Por enquanto, ele segue apenas na fase experimental, para melhorar ainda mais a locomoção e a própria estrutura.
A China já é vista como um polo no desenvolvimento de robôs humanoides, assim como os Estados Unidos, com marcas como a Xiaomi já trabalhando nesse tipo de projeto. Ainda assim, ainda há alguma distância entre os projetos atualmente em testes e aplicações práticas desses equipamentos, que provavelmente serão melhor aproveitados em atividades físicas que exijam esforço ou repetição.
A Apple e a Meta, dona de Instagram e WhatsApp, também estariam cogitando a construção de um robô humanoide. Por enquanto, porém, não há informações concretas sobre o atual estágio dessas companhias no setor. Já a Tesla até fez demonstrações do seu modelo — embora, neste caso, a companhia tenha controlado remotamente e auxiliado o robô na comunicação com humanos sem divulgar isso oficialmente.
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.